A função do coordenador de área no Programa Além das Palavras

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Data

2014-09-02

Autores

Miziara, Leni Aparecida Souto [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo estudar a função do Coordenador de Área de Língua Portuguesa no Programa Além das Palavras, implantado no Estado de Mato Grosso do Sul, no ano de 2008, em atendimento ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado pelo MEC em 2007. Esse programa, a princípio denominado “Projeto Educacional Especial”, foi estendido paulatinamente a todas as escolas da rede estadual, com recursos oriundos do Plano de Ações Articuladas (PAR). Para alcançar os objetivos estabelecidos no programa, a SED contratou coordenadores de área habilitados em Língua Portuguesa e Matemática para coordenar todo o processo de implantação, monitoramento e desenvolvimento do mesmo nas unidades escolares. A partir desse contexto, algumas questões foram elencadas para o desenvolvimento desta pesquisa: quais os caminhos vislumbrados para a práxis do coordenador de área no Programa Além das Palavras no que concerne à alfabetização? Este profissional consegue auxiliar de fato os professores da escola em suas dificuldades para ensinar os alunos a ler e escrever? Ou é apenas um braço da direção para atender a outras demandas da escola, principalmente em tempos de busca por índice e resultados de avaliações produzidas pela política educacional? O percurso metodológico baseou-se em procedimentos da pesquisa qualitativa a partir de análise crítico-interpretativa de documentos e materiais didáticos utilizados para o desenvolvimento do programa. Para coleta de dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e questionários com três especialistas em educação, sendo que dois desses atuavam também como alfabetizadores em 1979; 6 coordenadoras de área e 8 professores alfabetizadores que atuam há mais de dez anos na rede estadual. Os dados levantados foram organizados em quatro focos de análise: 1) as concepções das coordenadoras de área sobre a implantação do Programa Além das Palavras ...
This research aimed to study the function of the Area Coordinator of the Portuguese Language in the Program Beyond Words, deployed in the government, in 2008, in compliance with the Education Development Plan (EDP), launched by the MEC in 2007. This program, initially called Special Education Project, was gradually extended to all state public schools in Mato Grosso do Sul, with funds from the Joint Action Plan (RAP). To achieve the goals set in the program, the SED hired coordinators enabled in Portuguese Language and Mathematics area to coordinate the whole process of implementation, monitoring and development of it at schools. From this context, some questions were listed for the development of this research: what paths envisioned for the praxis of the area coordinator of Program Beyond Words in relation to literacy? This professional can be a professional capable of helping actually school teachers in their difficulties in teaching students to read and write? Or is it just an arm of direction to meet the other demands of the school, especially in times of index scan and evaluation results produced by the education policy? The methodological approach was based on a qualitative approach procedures from critical-interpretative analysis of documents and teaching materials used for the program development. For data collection, was used semi-structured interviews and questionnaires with three education specialists in the role of supervisors and school counselors, two of whom also acted as literacy since the division of the State; 6 area coordinators and 8 literacy teachers that working for over ten years in the state system. The data were organized into four focuses: 1) the conceptions of the coordinators of area on the implementation of the Program Beyond Words; 2) the evaluation of the Program Beyond Words by the coordinators; 3) the tensions with teachers; 4) The development of literacy and phonics method. The theoretical framework ...

Descrição

Palavras-chave

Educação, Politicas publicas, Alfabetização, Orientadores educacionais, Língua portuguesa, Escolas públicas - Mato Grosso do Sul, Literacy

Como citar

MIZIARA, Leni Aparecida Souto. A função do coordenador de área no Programa Além das Palavras. 2014. 289 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.