Seleção de dietas artificiais para manutenção em laboratório do cupim asiático Coptotermes gestroi (Isoptera: Rhinotermitidae)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Belucci, Giovana Daniele [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O cupim exótico Coptotermes gestroi, pertencente à família Rhinotermitidae, é um dos mais prejudiciais para os humanos, do ponto de vista econômico, causando grandes prejuízos no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A manutenção de insetos no laboratório pressupõe o uso de uma dieta artificial nutritiva assim, este projeto, pretendeu selecionar a melhor dieta artificial entre 5 testadas, que fosse adequada para manter essa espécie de cupim. Portanto, foram realizados 5 diferentes bioensaios em arenas compostas por câmaras “ninho”, conectadas a câmaras “alimento” , que continham as diferentes dietas ou Pinus sp., madeira utilizada como controle. A sobrevivência dos cupins e o resultado final foi submetido a uma análise de variância que demonstrou que a dieta composta principalmente por  - celulose foi a que apresentou os melhores resultados e foi considerada a dieta mais eficaz na manutenção dos cupins em laboratório.

Descrição

Palavras-chave

Térmita, Artropode, Insetos eussociais

Como citar

BELUCCI, Giovana Daniele. Seleção de dietas artificiais para manutenção em laboratório do cupim asiático Coptotermes gestroi (Isoptera: Rhinotermitidae). 2010. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.