O corpo entre concertos e consertos: um estudo sobre a dança tribal

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Data

2013

Autores

Berbare, Jamille [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Estudamos as relações entre os processos de subjetivação e a vida na cidade contemporânea a partir da análise da experiência de um grupo de dançarinos que praticam a dança tribal em Rio Claro. Descrevemos a experiência de uma prática desta modalidade de dança para demarcarmos os aspectos estudados na perspectiva de compreender se esta forma de manifestação cultural e artística contribui para a “invenção de si” (dos sujeitos), observando aqueles que vivem em meio a contextos urbanos. Identificamos marcas de elementos “disruptivos” que denotam possibilidades de resistência aos dispositivos de achatamento da vida imposto pelas condições materiais de sobrevivência na cidade. Conferimos o quanto a dança contribui para os processos de subjetivação na perspectiva da produção de uma estética da existência. Utilizamos a obra de José Gil, “Movimento total: o corpo e a dança” como referência nuclear para compor as categorias de análise de nossa experiência.. Identificamos na dança tribal os aspectos que estão relacionados com a dinâmica do desejo e com a potência de criação na vida dos sujeitos aí envolvidos. O corpo entre “concertos” e “consertos” expressa a luta da potência de criação na “escultura de si” contra os dispositivos de poder que atuam em sua interdição

Descrição

Palavras-chave

Dança, Subjetividade, Arte e dança, Tribos, Danças folclóricas, Corpo como suporte da arte

Como citar

BERBARE, Jamille. O corpo entre concertos e consertos: um estudo sobre a dança tribal. 2013. 91 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.