Análise dialógica do discurso publicitário

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Boareto, Lígia Mendes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

From the questions raised by Bakhtin Circle, especially those intended to gender and dialogue, this work aims to study the relationships of meaning that are established between the statements present in commercial advertising discourse. For each sphere of production, circulation and reception of discourses, genres are appropriate, therefore, all discourse requires a different choice of language resources, which determines, among other things, the style of the message. The advertising genre, a genre characterized as complex, as it works, reframes and incorporates primary genres, has the central objective of building the next one idea being to buy something more frequent. This process occurs mainly through the use of persuasive speeches, compelling, authoritative, imperative and seduction. Our goal is to analyze an advertising piece, discussing how the resources used in advertising participate in the process of enunciation and persuasion and the manner in which the voices of others (previous authors, recipients hypothetical ) mingle with the voice of the subject's explicit enunciation. (Bakhtin, 2010, p. XXVII). Thus, based on Bakhtinian studies, we will think about the relation of the dialogical voices raised in question in advertising, and attend to the role of the other, with his active responsive understanding, how to be active and modifying agent
A partir de questões levantadas pelo Círculo bakhtiniano, sobretudo as voltadas ao gênero e ao dialogismo, este trabalho pretende estudar as relações de sentido que se estabelecem entre os enunciados presentes em um comercial. Para cada esfera de produção, circulação e recepção de discursos, existem gêneros apropriados, consequentemente, todo discurso requer uma escolha diferente de recursos linguísticos, que determina, entre outros aspectos, o estilo da mensagem. O gênero publicitário, caracterizado como um gênero complexo, na medida em que trabalha, ressignifica e incorpora gêneros primários, possui o objetivo central de construir no outro uma ideia, sendo a de comprar algo a mais frequente. Esse processo ocorre principalmente através do uso de discursos persuasivos, apelativos, autoritários, imperativos e de sedução. Nosso objetivo é analisar uma peça publicitária, discutindo de que forma os recursos utilizados na propaganda participam do processo de enunciação e persuasão e “a maneira pela qual as vozes dos outros (autores anteriores, destinatários hipotéticos) se misturam à voz do sujeito explícito da enunciação.” (BAKHTIN, 2010, p. XXVII). Dessa forma, embasados nos estudos bakhtinianos, pensaremos sobre a relação dialógica das vozes manifestadas na publicidade em questão, além de atentarmos para o papel do outro, com sua compreensão responsiva ativa, como ser atuante e agente modificador

Descrição

Palavras-chave

Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975, Análise do discurso, Publicidade, Advertisement, Journalism, Discourse Analysis

Como citar

BOARETO, Lígia Mendes. Análise dialógica do discurso publicitário. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.