A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender e discutir as concepções sobre a aprendizagem da leitura na perspectiva de um grupo de professoras alfabetizadoras e analisar como trabalham a leitura com seus alunos e qual a importância das atividades de leitura em sua prática docente. Para tanto, foram organizados três encontros com um grupo de professoras alfabetizadoras que lecionam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Rio Claro-SP, a fim de produzir dados sobre a metodologia utilizada por elas para o ensino da leitura e analisar como entendem o processo de aquisição da leitura pelos alunos. A análise das concepções e práticas das professoras é discutida a partir das contribuições de Soares, Jolibert, Costa Val, Freire, Lajolo, Penacc, Micotti, Ferreiro, Foucambert, Lerner, entre outros.

Descrição

Palavras-chave

Leitura (Ensino fundamental), Professores - Formação, Ensino

Como citar

CAPRA, Vanessa Dias Gomes. A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras. 2010. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.