A importância da música no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social: educação infantil e fundamental I

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Data

2012

Autores

Carvalho Junior, Lincoln de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Estudos comprovam que os fetos desde o útero já respondem a estímulos sonoros e que a música, por sua vez, pode influenciar no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do individuo. É a partir de tais considerações que o presente trabalho identifica, através de levantamento bibliográfico mais aprofundado, quais os fatores que a linguagem musical pode desenvolver nas crianças e como tal linguagem se constitui num “treinamento” para o cérebro, visando, primordialmente, a busca de novas práticas de aprendizagem. Analisamos, ainda, o currículo de formação dos professores do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia das universidades federais e estaduais brasileiras, observando a ênfase dada à modalidade do ensino de música nos cursos de formação de professores unidocentes. Por fim buscamos oferecer subsídios metodológicos, dos quais os professores unidocentes possam lançar mão para o desenvolvimento de atividades destinadas ao trabalho com musicalização infantil

Descrição

Palavras-chave

Desenvolvimento cognitivo, Desenvolvimento social, Musica na educação, Musica - Instrução e estudo, Professores - Formação, Psicologia da aprendizagem, Arte e musica

Como citar

CARVALHO JUNIOR, Lincoln de. A importância da música no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social: educação infantil e fundamental I. 2012. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.