Avaliação da presença de tecnologias de informação e comunicação no ensino de histologia das universidades de odontologia do estado de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Conceição, Alice R. Comar [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In recent decades the rise of the tools of information and communication technology (ICT) has been notorious. Currently ICTs are an important educational tool and is associated with the development of teaching methods courses in basic and higher education. Given the influence that these tools are currently engaged in several sectors, this project aimed to assess the frequency and manifestations of ICT that have been employed in the teaching of histology in the Schools of Dentistry of São Paulo. The virtual page of 43 Higher Education Institutions (HEI) was analyzed to search for links to sites of histology. With this assessment only 4 virtual domains were found which was present a narrow range of virtual tools such as hypertext, graphics, quizzes and lessons in electronic formats. Later, by sending a questionnaire to 46 teachers of histology of the Universities of São Paulo, were analyzed for the presence or absence of a site of discipline, mode and frequency of use of ICTs in education, and the value that teacher attaches to these tools. From the responses obtained were concluded that teachers who have websites in general have no interactivite tools and many seem to ignore the real representation of interactivity in teaching and the possibilities of applications of ICTs. However most teachers recognize the importance of education mediated by virtual tools
Nas últimas décadas a ascensão das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação (TIC‟s) tem sido notória. Atualmente as TIC‟s constituem um instrumento didático importante, estando associadas à evolução dos métodos de ensino em cursos de educação básica e superior. Tendo em vista a influência que estas ferramentas exercem em diversos setores atualmente, o presente projeto teve por objetivo avaliar a freqüência e manifestações de TIC‟s que têm sido empregadas no ensino de histologia nas Faculdades de Odontologia do Estado de São Paulo. A página virtual de 43 Instituições de Ensino Superior (IES) foi analisada a procura de links para sites de histologia. Com essa avaliação apenas 4 domínios virtuais foram encontrados nos quais se fez presente uma escassa variedade de ferramentas virtuais como hipertextos, figuras, questionários e aulas em formatos eletrônicos. Em um segundo momento, através do envio de questionário a 46 docentes de histologia das Universidades do Estado de São Paulo, foi analisada a presença ou ausência de um site da disciplina, o modo e freqüência da utilização das TIC‟s no ensino, e o valor que o professor atribui a essas ferramentas. A partir das respostas obtidas foi constatado que professores que possuem sites em geral não apresentam ferramentas interativas e muitos parecem desconhecer a real representação da interatividade no ensino e as possibilidades de aplicações de TIC‟s. Todavia a maioria dos docentes reconhece a importância do ensino mediado por ferramentas virtuais

Descrição

Palavras-chave

Histologia, Tecnologias de informação e comunicação, Ensino mediado por computador, Metodologia para ensino em histologia

Como citar

CONCEIÇÃO, Alice R. Comar. Avaliação da presença de tecnologias de informação e comunicação no ensino de histologia das universidades de odontologia do estado de São Paulo. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado – Odontologia) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de São José dos Campos, 2010.