As entrelinhas dos contos de fadas: ponte para eternizar ideologias

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Data

2013

Autores

Costa, Carla Nicácio [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Literature has a role to contribute in the affective, cultural and cognitive development os chindren and it also accumulates the function to form readers among others. Among several genres, there are the fairy tales that are eternal in the western culture and they are the first genres to be read spontaneously at home or to be taught at school. As all the symbolic language, the fairy tales are steeped in ideologies. Thus, the aim of this research is to investigate if the existing ideologies in two fairy tales – Cinderella and The Sleeping Beauty, both from Perrault, influence children between 9 and 10 years old as subjects. An empiric research of quantitative and qualitative approach was done and its data analysis followed the method of Content Analysis, and it has as register analysis unit the word, and of context the sentence (children’s answer). The choice os the classify the categories it was used the syntactic criteria because it’s the most appropriate to refer to register units from ideologies identified by scholars in the area. The results show that children with 9 and 10 years old are influenced by implied ideologies existing in the two fairy tales used in the process of data collection
A literatura tem um papel de contribuir no desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural da criança e acumula a função de formação de leitores, entre outras. Dentre os inúmeros gêneros dessa esfera, estão os contos de fadas, eternizados na cultura ocidental e é um dos primeiros gêneros a ser lido espontaneamente em casa e/ou ensinados na escola. Como toda linguagem simbólica, o conto de fadas está submerso em ideologias. Assim, é objetivo desta pesquisa investigar se a ideologia existente em dois contos de fadas, Cinderela e A Bela Adormecida no Bosque, ambos de Perrault, interpela crianças entre 9 e 10 anos como sujeitos. Para tanto, foi feita uma pesquisa empírica de abordagem quanti/qualitativa, cuja análise de dados seguiu o método da Análise de Conteúdo, tendo como unidade de análise de registro, a palavra e de contexto, a frase (resposta da criança). A escolha das regras de contagem foi a frequência e a para classificação das categorias foi utilizado o critério sintático, por ser aquele que mais se adequa para remeter às unidades de registro das ideologias já identificadas por estudiosos da área. Os resultados apontam que as crianças, já com 9 e 10 anos, são interpeladas pelas ideologias subjacentes nos dois contos de fadas utilizados como catalisadores do processo de coleta de dados

Descrição

Palavras-chave

Contos de fadas, Ideologia, Literatura Infanto juvenil, Fairy Tales

Como citar

COSTA, Carla Nicácio. As entrelinhas dos contos de fadas: ponte para eternizar ideologias. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.