Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para dispositivos móveis explorando os sensores internos do sistema operacional Android
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Data
2014
Autores
Crepaldi, Danielle Domeneghetti [UNESP]
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
The traditional model of teaching little is modernized in recent decades. When in contact with this system, it is normal that the new-generation students feel unmo tivated in carrying out the proposed activities in the classroom. Considers Prensky (2001) these students, called Digital Natives, born with a modern way of thinking and learn and feel encouraged and motivated with activities that invite to interact. For this reason, it has been proposed the development of an object of learning in the form of application for Android tablets, exploring the internal sensors available in them, with the purpose of offering an interactive activity to students on the physical concepts involved in the process of photosynthesis in plants. For the construction, informational texts written in didactic language and easy to understand, illustrative images and animations were employed. In addition, we used the light sensor in the interactive activity on the process of photosynthesis so that the student could observe and understand how the environment is able to interfere with this process
O modelo tradicional de ensino pouco se modernizou nas últimas décadas. Ao entrar em contato com esse sistema, é normal que os novos alunos se sintam desmotivados em realizar as atividades propostas em sala de aula. Segundo Prensky (2001 ) esses alunos, denominados de Nativos Digitais, nascem com uma nova maneira de pensar e aprender e se sentem estimulados e motivados com atividades que os convidem a interagir. Para isso, foi proposto o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem na forma de aplicativo para tablets Android, explorando os sensores internos disponíveis nos mesmos, com a finalidade de oferecer uma atividade interativa ao aluno sobre os conceitos físicos envolvidos no processo da fotossíntese das plantas. Para a construção do mesmo foram empregados textos informativos, escritos em linguagem didática e de fácil compreensão, imagens ilustrativas e animações. Além disso, utilizou-se o sensor de luminosidade na atividade interativa referente ao processo da fotossíntese para que o aluno pudesse observar e compreender como o ambiente é capaz de interferir neste processo
O modelo tradicional de ensino pouco se modernizou nas últimas décadas. Ao entrar em contato com esse sistema, é normal que os novos alunos se sintam desmotivados em realizar as atividades propostas em sala de aula. Segundo Prensky (2001 ) esses alunos, denominados de Nativos Digitais, nascem com uma nova maneira de pensar e aprender e se sentem estimulados e motivados com atividades que os convidem a interagir. Para isso, foi proposto o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem na forma de aplicativo para tablets Android, explorando os sensores internos disponíveis nos mesmos, com a finalidade de oferecer uma atividade interativa ao aluno sobre os conceitos físicos envolvidos no processo da fotossíntese das plantas. Para a construção do mesmo foram empregados textos informativos, escritos em linguagem didática e de fácil compreensão, imagens ilustrativas e animações. Além disso, utilizou-se o sensor de luminosidade na atividade interativa referente ao processo da fotossíntese para que o aluno pudesse observar e compreender como o ambiente é capaz de interferir neste processo
Descrição
Palavras-chave
Robos moveis, Objetos de aprendizagem, Androides, Tablet, Internet, Detectores, Mobile robots
Como citar
CREPALDI, Danielle Domeneghetti. Desenvolvimento de objeto de aprendizagem para dispositivos móveis explorando os sensores internos do sistema operacional Android. 2014. . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2014.