Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Ferreira, Sílvia Maria Ribeiro Martins [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This research work aims to analyze and understand the teaching of geography in the perspective of historical and critical pedagogy, with the object of analysis, the Center for Integrated Natural Disaster Alerts (CIADEN) for students in Cycle I of the Elementary School, located in Etec “Astor de Mattos Carvalho”, in Cabrália Paulista-SP. Deepening the knowledge of geography teaching in a critical and controversial about the bad weather and the use of new technologies to transform the social order and its relationship with the environment. Contributing to the students and the community have a new proposal for action from the content learned, capable of solving the present and future with respect to weather, climate and natural disasters. To implement a culture of prevention and risk perception, providing the diffusion of knowledge socially useful
O presente trabalho de pesquisa visa analisar e compreender o ensino de geografia dentro da ótica da Pedagogia histórico-crítica, tendo como objeto de análise o Centro Integrado de Alertas de Desastres Naturais (CIADEN) para os alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental, instalado na Etec “Astor de Mattos Carvalho”, em Cabrália Paulista-SP. Aprofundando o conhecimento do ensino de geografia de forma crítica e polêmica sobre as adversidades climáticas e o uso de novas tecnologias para a transformação da ordem social vigente e de sua relação com o meio ambiente. Contribuindo para que os alunos e a comunidade tenham uma nova proposta de ação a partir do conteúdo aprendido, conseguindo resolver os problemas presentes e futuros com relação ao tempo atmosférico, o clima e a ocorrência de desastres naturais. Para implantar uma cultura de prevenção e percepção dos riscos, proporcionando a difusão de saberes socialmente úteis

Descrição

Palavras-chave

Geografia, Ensino, Catastrofes naturais, Educação ambiental, Tecnologia da informação, Geography, Teaching, Natural disasters, Environmental education, Information technology

Como citar

FERREIRA, Sílvia Maria Ribeiro Martins. Geografia e novas tecnologias: o centro integrado de alertas de desastres naturais (CIADEN) como proposta de prática pedagógica para o ciclo I do ensino fundamental. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.