Considerações sobre a presença e características do tema água nas Propostas Curriculares para o ensino de Química/2009, do Estado de São Paulo

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Data

2009

Autores

Godoi, Fernando Pereira de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study sought to raise the water issue is addressed in the teaching of chemistry in public schools through the notebooks Curricular Proposal of the State of Sao Paulo. First we tried to do a survey of knowledge related to construction of the concept of historical perspective, the physical and chemical properties, their importance to man and the particulars of the national curriculum for this subject. The methodology used was qualitative, descriptive and documentary. We analyzed the books for the first, second and third marking periods and the three series (the 4th book had not yet been distributed). As expected the first scenario, the proposed curriculum addresses the topic in greater depth in only one of the notebooks of the second year of high school. The approaches are no longer linked to health issues and the environment, cross-cutting issues considered by the NCP and important for students to make associations between the chemical content and their daily lives. We conclude that the contract should be evaluated by teachers and that their use should be involved in drawing up a plan that takes into account the aspects that seem incomplete. We also emphasize that although the proposal is interesting from the standpoint of teaching, teachers need training to its full use in the classroom
O presente trabalho procurou levantar como o tema água é abordado no Ensino de Química nas escolas públicas através dos cadernos da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Primeiramente buscou-se fazer um panorama sobre os conhecimentos relativos à construção do conceito do ponto de vista histórico, as propriedades físicas e químicas, sua importância para o homem e as indicações dos parâmetros curriculares nacionais para este tema. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa, descritiva e documental. Foram analisados os livros referentes ao primeiro, segundo e terceiro bimestres e das três séries (o livro 4 ainda não havia sido distribuído). Conforme o previsto na hipótese inicial, a proposta curricular aborda o tema de maneira mais aprofundada somente em um dos cadernos do segundo ano do Ensino Médio. As abordagens se encontram desvinculadas dos temas saúde e meio ambiente, considerados temas transversais pelos PCN e importantes para que os alunos façam as associações entre o conteúdo químico e o seu cotidiano. Chegamos à conclusão de que os cadernos devem ser avaliados pelos professores e que o uso dos mesmos deve estar associado à elaboração de um planejamento que contemple os aspectos que nos parecem incompletos. Ressaltamos ainda que apesar de a proposta ser interessante, do ponto de vista pedagógico, os professores necessitam de formação para a sua plena utilização em sala de aula

Descrição

Palavras-chave

Química (Segundo grau) - Estudo e ensino, Agua, Curriculos, Meio ambiente, São Paulo (Estado) - Escolas, Chemistry - Study and teaching, Water, Curriculum, Environment

Como citar

GODOI, Fernando Pereira de. Considerações sobre a presença e características do tema água nas Propostas Curriculares para o ensino de Química/2009, do Estado de São Paulo. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.