Efeito da especificidade do treinamento (de fundistas e culturistas) sobre os indicadores bioquímicos do estresse obtidos em teste de esforço máximo em esteira e com pesos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Hattori, Breno [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Dezesseis atletas treinados em musculação (grupo AN = 7) ou em corridas de longa distância (AE = 9) foram submetidos a exercícios de máxima intensidade específicos e inespecíficos a sua modalidade de treinamento. A influência da especificidade do treinamento sobre as alterações promovidas por sessões agudas de exercício exaustivo nos parâmetros hemodinâmicos, de dano muscular e de estresse oxidativo foi analisada, e foram comparados os padrões de resposta aos exercícios entre os dois grupos. Os testes máximos consistiram de teste exaustivo em esteira, utilizando protocolo de rampa, e teste com pesos utilizando cargas iniciais de 80% de 1RM, progressivamente reduzidas, até a exaustão, em dois exercícios que abrangeram grupos musculares distintos. Foram realizadas coletas de sangue antes e imediatamente após os exercícios para a determinação de indicadores de hemoconcentração, de lesão muscular, de processo inflamatório e determinação de parâmetros hemogasimétricos. A glicemia se elevou significativamente após os testes somente para o grupo AE. Foram verificados aumentos significativos na acidose devidos a elevação das concentrações de lactato, H+ combinados a redução do HCO3-. Foram observadas variações significativas nas concentrações dos íons sódio e potássio. Também houveram aumentos significativos nas concentrações de CPK e DHL. Além disso, houveram elevações das concentrações plasmáticas e dos leucócitos. Dentro dos parâmetros analisados, as respostas observadas não foram uniformes em comparação aos dois grupos, e houve variação também interna aos grupos, quando comparados os exercícios específicos aos inespecíficos. Os resultados apontam que embora seja esperada uma resposta metabólica característica após o esforço físico exaustivo, a especificidade do treinamento é determinante sobre os processos adaptativos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Musculos, Teste de esforço

Como citar

HATTORI, Breno. Efeito da especificidade do treinamento (de fundistas e culturistas) sobre os indicadores bioquímicos do estresse obtidos em teste de esforço máximo em esteira e com pesos. 2009. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado -Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2009.