Avaliação da regeneração natural em trechos da mata ciliar do rio Moji-Guaçu, Pirassununga-SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Hypolito, Thelma Böerner [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar e quantificar o banco de plântulas em trechos de Mata Ciliar do Rio Moji-Guaçu situados na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga-SP. Os trechos definidos para a amostragem foram relacionados com as condições do entorno e com a estrutura da comunidade local. Foi realizada uma avaliação da diversidade e da dominância de guildas que se encontram presentes nesse compartimento da regeneração natural, o que forneceu informações das espécies que contribuem de forma mais expressiva para a manutenção da comunidade florestal, bem como aquelas respectivas a grupos funcionais que caracterizam as condições sucessionais da estrutura atual dos segmentos de mata analisados. Na análise dos parâmetros fitossociológicos encontrou-se um Índice de Shannon-Wiener (H’) de diversidade de 3,843 nits/ind, índice de equabilidade de Pielou (J’) de 0,84, e índice de dominância de Simpson de 0,034. A síndrome de dispersão zoocórica correspondeu a quase 60% das espécies, no trecho ciliar estudado. A classe sucessional das espécies não pioneiras recebeu maior destaque, representada por 50% das espécies amostradas, mas também as lianas ocorreram com expressão no banco de plântulas analisado. Embora os padrões aqui observados possam ser generalizados, no entanto com cautela, o presente trabalho traz resultados importantes, apesar de primários, pois medidas visando à preservação e à restauração florestal dependem, primeiramente, do conhecimento sobre as espécies com ocorrência na área, sua biologia e histórico de abrangência na paisagem

Descrição

Palavras-chave

Ecologia vegetal, Mata ciliar, Florestas - Reprodução, Comunidades vegetais, Florestas - Conservação, Mogi-Guaçu, Rio (MG e SP), Pirassununga (SP)

Como citar

HYPOLITO, Thelma Böerner. Avaliação da regeneração natural em trechos da mata ciliar do rio Moji-Guaçu, Pirassununga-SP. 2013. 83 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.