As possíveis relações entre moralidade e perdão em crianças do primeiro ano do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Inácio, Amanda Kami Mura [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This research aims to show how children can learn the meaning of forgiveness in order to build their autonomy and moral . Research is essential to support teachers to work morale within the classroom with their students , so that conflicts a re minimized or even eliminated . Through Piagetian clinical method was observed and interviewed students from the first year of elementary school , trying to identify those who can take a perspective other than you r own . All this in order to inve stigate the possibility of these becoming autonomous and can measure th e consequences of their actions . To develop the moral and intellectual autonomy of the students , Piaget (1994 ) shows the importance of children to act properly by choice , not by pres sure punishments or rewards , and that they have the correct answers , not because someone showed you , but because found . Through research , we found that students are able to forgive, but often requiring that the colleague is also punished in some way. Fo r in fact the children act autonomously it is necessary that the school provides situations where they can experience the cooperation , reciprocity, mutual respect , and thus gradually build their autonomy
Esta pesquisa tem por objetivo mostrar como as crianças conseguem aprender o significado do perdão de forma a construir sua autonomia e moral . A pesquis a é fundamental para subsidiar o s professor e s a trabalharem a moral dentro da sala de aula com seus alunos , para que os conflitos sejam amenizados ou até mesmo abolidos . Através do método clínico piagetiano foi obs ervado e entrevistado alunos do primeiro ano do ensino fundamental I, procurando identificar aqueles que conseguem assumir uma perspectiva além da sua própria . Isso tudo afim de averiguar a possibilidade de s s e s se tornarem autônomo s , podendo medir as conse quências dos seus atos. Para desenvolver a autonomia moral e intelectual dos alunos, Piaget ( 1994 ) mostra a importância das crianças agirem corretamente por escolha própria, e não por pressão de castigos ou recompensas, e que elas tenham respostas corretas , não porque alguém lhe mostrou, mas porque as encontrou. Com a pesquisa foi possível identificar que os alunos estão aptos a perdoar, mas muitas vezes necessitando que o colega seja também punido de alguma forma. P ara que de fato as crianças ajam de forma autônoma é necessário que a escola propor cione s ituações onde eles possam vivenciar a cooperação, a reciprocidade, o respeito mútuo e deste modo, construir paulatinamente a sua autonomia

Descrição

Palavras-chave

Perdão, Autonomia, Educação - Estudo e ensino, Ensino fundamental, Forgiveness

Como citar

INÁCIO, Amanda Kami Mura. As possíveis relações entre moralidade e perdão em crianças do primeiro ano do ensino fundamental. 2013. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.