Avaliação da capacidade funcional e força muscular respiratória associada ao exercício físico em pacientes com doença renal crônica que realizam hemodiálise

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Lin, Sheng Yen [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Doença Renal Crônica (DRC) é considerada um problema mundial de saúde pública. O paciente com DRC apresenta baixa tolerância ao exercício físico e como conseqüência apresenta limitações na capacidade funcional e força muscular respiratória. O paciente com DRC em programa de hemodiálise pode sofrer impactos negativos na sua capacidade funcional. Objetivo: Avaliar a capacidade funcional e a força muscular respiratória associada ao exercício físico em pacientes com doença renal crônica que realizam hemodiálise. Metodologia: 28 pacientes de ambos os sexos com idade entre 40 e 60 anos participaram do estudo, em programa de hemodiálise no Instituto do Rim da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente-SP. Os pacientes foram avaliados pela força muscular inspiratória (PImax) e força muscular expiratória (PEmax) pela manovacuometria e Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6’) para avaliar a capacidade funcional. Após as avaliações, os pacientes iniciaram o programa de atividade física, com duração de oito semanas, realizado 3 vezes por semana durante 40 minutos na hemodiálise. Ao final do programa de exercícios físicos, os pacientes foram reavaliados. Resultados: Na avaliação da força muscular respiratória o valor da PImax pós foi significativamente maior que o valor obtido na avaliação pré programa (p<0,05), para a variável PEmax não foi encontrada diferença significativa entre os momentos pré e pós intervenção (p<0,05). As avaliações da capacidade funcional ou Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6’) inicial e após o programa de exercícios, não apresentaram diferenças significativas (p<0,05). Dados da Escala de Borg indicaram redução significativa do cansaço e dispnéia (p<0,05), após o programa de exercícios. Os indicadores relativos à dor foram reduzidos, após o programa, em relação ao pré (p<0,05). Conclusão:... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Fisioterapia, Força muscular respiratória, Atividade física, Capacidade funcional, Doença renal crônica

Como citar

LIN, Sheng Yen. Avaliação da capacidade funcional e força muscular respiratória associada ao exercício físico em pacientes com doença renal crônica que realizam hemodiálise. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (graduação - Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.