Pica-pau: análise exploratória sobre a noção de justiça que permeia as ações do personagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Lopes, Jessica Ferreira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as influências e os aspectos que a mídia televisiva impregna no desenvolvimento moral da criança. Estando a cultura midiática muito presente no cotidiano do indivíduo, em sua subjetividade, fazendo com que o mesmo construa e adquira novos símbolos e sentidos a respeito de sua realidade, interferindo totalmente em sua identidade, é válido trazer à tona uma discussão sobre o conteúdo existente no desenho animado “Pica-Pau”, pois é um desenho muito assistido pelas crianças e refletem na aquisição e reprodução dos valores morais ali contidos, constantemente. O foco aqui presente será a análise do desenho animado “Pica-Pau”, à luz da teoria de Jean Piaget, sendo apontado, assim, todo um diagnóstico acerca do mesmo e, em seguida, encontrando uma maneira deste conteúdo ser trabalhado pelos professores

Descrição

Palavras-chave

Lazer e educação, Ética, Desenho animado, Televisão na educação, Educação de crianças, Justiça, Pica-pau (Personagem de desenho animado)

Como citar

LOPES, Jessica Ferreira. Pica-pau: análise exploratória sobre a noção de justiça que permeia as ações do personagem. 2014. 74 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.