Atividade in vitro do extrato hidroalcoólico da casca de Astronium fraxinifolium (Anacardiaceae) sobre trofozoítos de Giardia duodenalis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Manolio, Gabriel Rodrigues [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As investigações conduzidas para avaliar novas substâncias para o tratamento da giardíase justificam-se pelo fato dos medicamentos convencionais apresentarem inconvenientes relacionados à toxicidade, à resistência e aos custos. Diante disso, a busca por novas alternativas terapêuticas tem despertado grande interesse, principalmente, entre os extratos de plantas, produtos complexos com diferentes atividades biológicas e farmacológicas. Considerando que nas infecções por Giardia, a diarréia é um dos principais sintomas, tem sido crescente o interesse em se investigar o efeito de extratos de plantas com atividade antidiarréica. Com isso, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar in vitro o efeito do extrato hidroalcoólico da casca da planta Astronium fraxinifolium, espécie típica do Cerrado brasileiro e empregada na medicina popular no tratamento contra inflamações, diarréias e úlceras gástricas. Para este fim, avaliou-se a atividade sobre o crescimento e aderência de trofozoítos de cepa autóctone de Giardia duodenalis isolada e axenizada em Botucatu, São Paulo. Em todos os ensaios, 105 trofozoítos da cepa BTU-11 foram inoculados em tubos contendo 4,5ml de meio TYI-S-33 e 100μl do extrato nas concentrações de 125; 250; 375 e 500 μg/ml. Para avaliar a atividade sobre o crescimento, os parasitas foram incubados com o extrato durante 24, 48 e 72 horas a 37°C. Nos experimentos que verificaram o efeito sobre a aderência, somente os parasitas aderidos às paredes dos tubos foram incubados com o extrato, durante 24 e 48 horas a 37°C. Em cada ensaio, os trofozoítos recuperados foram contados em câmara de Neubauer e a atividade sobre... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Parasitologia medica, Doenças parasitarias, Giardia

Como citar

MANOLIO, Gabriel Rodrigues. Atividade in vitro do extrato hidroalcoólico da casca de Astronium fraxinifolium (Anacardiaceae) sobre trofozoítos de Giardia duodenalis. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biomédicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2010.