Formação do professor de Educação Física: análise da constituição da identidade docente no processo de estágio curricular supervisionado

Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Marcelino, Denise Rosa [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A formação profissional é uma área de estudo que procura, através de estudos sistematizados, entender, entre outras coisas, os processos que se dão na constituição do ser profissional, os saberes que se produzem e as identidades que se formam. Especificamente na área de Educação, analisar a formação dos professores é de suma importância para refletirmos a respeito das práticas profissionais. Há alguns anos a temática da identidade docente ou identidade profissional vem sendo discutida na área de educação. De acordo com André (apud ALVES et al., 2007), os temas identidade e profissionalização docente apareceram como temas emergentes de pesquisa no início da década de 1990. Já no ano de 2003, do total de teses e dissertações defendidas sobre formação de professores, verificou-se que 43% dos temas eram sobre a identidade docente (ANDRÉ, 2005 apud ALVES et al., 2007). Além disso, Pimenta (2002) acrescenta que, na mesma época, os estudos sobre a formação inicial e contínua, repensadas a partir da análise das práticas pedagógicas e docentes, se revelaram uma demanda importante. Sendo a identidade docente um tema relevante para a área da Educação, é considerável a reflexão acerca dela bem como o levantamento de questões pertinentes que viabilizem o debate. Nesse trabalho buscamos analisar a constituição da identidade de futuros professores na fase de pré-ensino através dos seguintes objetivos: (a) Averiguar no processo de formação do professor de Educação Física as dimensões da docência que são exercitadas por ocasião dos estágios curriculares supervisionados de Prática de Ensino e; (b) Identificar nos relatórios e trabalhos de campo da disciplina Prática de Ensino e também por meio de questionário, as principais dificuldades que são assinaladas neste processo de formação, bem como na passagem de estudante-estagiário... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Pratica de ensino, Formação profissional

Como citar

MARCELINO, Denise Rosa. Formação do professor de Educação Física: análise da constituição da identidade docente no processo de estágio curricular supervisionado. 2009. [63] f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.