Doenças relacionadas ao trabalho e sua relação com diferentes tipos de personalidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Autores

Marcucci, Diego Henrique Zuculo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Com a revolução industrial e tecnológica, o trabalho braçal foi e vem sendo substituído por máquinas e equipamentos eletrônicos, na intenção de poupar o ser humano e diminuir gastos e despesas com salários e aumento da produtividade. Devido a esses fatores, o trabalho tornou-se repetitivo, o que possibilitou o aparecimento de doenças como a L.E.R./D.O.R.T.. Esse contexto despertou o interesse na realização desta pesquisa, cujo objetivo é relacionar essas patologias e suas incidências à personalidade das pessoas através de um sistema denominado Eneagrama. Por meio de uma revisão de literatura nas áreas de Ginástica Laboral, L.E.R./D.O.R.T. e Eneagrama, foi possível obter informações que levou à analisar que os Tipos do Eneagrama 1 (Perfeccionista), 3 (Bem Sucedido), 8(Confrontador) e 9 (Preservacionista), apresentam alta probabilidade de incidência de L.E.R./D.O.R.T.. Os Tipos 4 (Romântico), 5 (Observador), 6 (Questionador) e 7 (Sonhador), apresentam baixa probabilidade de incidência. Enquanto que o Tipo 2 (Prestativo) é neutro quanto ao resultado. Concluindo assim, que o aparecimento dessas doenças pode estar relacionado a um ou mais tipos específicos de personalidade, e que aplicando esse sistema nas empresas, acompanhado da realização da Ginástica Laboral, podemos contribuir na diminuição de casos como esses.

Descrição

Palavras-chave

Esportes - Aspectos psicológicos, Eneagrama, Lesões por esforços repetitivos, LER (Lesão), DORT, Ginástica laboral, Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho

Como citar

MARCUCCI, Diego Henrique Zuculo. Doenças relacionadas ao trabalho e sua relação com diferentes tipos de personalidade. 2008. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.