Identificação molecular e genotipagem pela técnica de Spoligotyping de Mycobacterium tuberculosis isolado da população indígena e não-indígena no Mato Grosso do Sul (MS)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Marino, Leonardo Biancolino [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho baseou-se na análise de amostras de isolados de M. tuberculosis provenientes da população indígena e não indígena do Mato Grosso do Sul. As análises foram feitas basicamente por três técnicas de Biologia Molecular: PCR-IS6110 e PRA (para identificação) e Spoligotyping (para genotipagem), ressaltando que somente as amostras negativas para PCR-IS6110 foram submetidas ao PRA. Os objetivos do estudo eram: confirmar por técnicas moleculares de PCR e de PRA a identificação do complexo M. tuberculosis e de outras micobactérias, após o descongelamento e cultivo, analisar a incidência de isolados de M. tuberculosis da região do Mato Grosso do Sul que não tem o IS6110, avaliar a incidência de outras micobactérias entre a população indígena e não indígena do Mato Grosso do Sul, agrupar em famílias, por similaridade epidemiológica os isolados de M. tuberculosis procedentes da população indígena e não indígena com TB e avaliar a presença efetiva de grupos genéticos predominantes; Pela técnica de PCR-IS6110, analisamos um total de 119 isolados clínicos, sendo que apenas 6 apresentaram negatividade, sendo assim submetidos à técnica do PRA. Feito isso, também apresentaram resultado positivo para CMTB, nos permitindo concluir que essas técnicas podem se tornar ferramentas de grande valia no diagnóstico rápido da TB. Pela técnica de genotipagem do Spoligotyping foram analisadas 97 amostras e foi constatado um maciço predomínio da família LAM, principalmente da subfamília LAM 9, representados por 4 SITs, sendo SIT 42 com 44 isolados e SITs 177, 1337 e 1075 com respectivamente 4, 2 e 1 isolados cada (essa subfamília representou 52,6% do total de isolados). Outras famílias, tais como T, H e U também estiveram presentes no estudo em menores proporções

Descrição

Palavras-chave

Mycobacterium tuberculosis, Técnica de Spoligotyping

Como citar

MARINO, Leonardo Biancolino. Identificação molecular e genotipagem pela técnica de Spoligotyping de Mycobacterium tuberculosis isolado da população indígena e não-indígena no Mato Grosso do Sul (MS). 2011. 41 f. , 2011.