Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Autores

Matos, Fernanda Del Campos de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo deste projeto foi identificar as necessidades referentes às atividades práticas/experimentais no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e realizar oficinas de formação continuada aos professores para suprir essas necessidades. Para isso, elaborou-se um questionário que foi aplicado a 129 professores das séries iniciais em 10 escolas municipais de Botucatu, com perguntas sobre dados gerais e atitude sobre o Ensino de Ciências/atividades experimentais. Os resultados mostraram que 69,77% dos professores não sabem o que é o letramento científico; os conteúdos mais desenvolvidos são: Corpo Humano (12,62%), Animais (11,07%), Água (10,68%), Plantas (10,10%), Meio ambiente (9,9%) e Higiene (9,32%). As maiores dificuldades para desenvolver o conteúdo foram: falta de material (28,32%), não saber elaborar/desenvolver atividades práticas (22,12%), falta de local (11,50%), falta de tempo (7,96%) e falta de conhecimentos do professor (9,73%). Sobre a freqüência de práticas, 58,06% utilizam ―às vezes‖. As maiores dificuldades para o uso de práticas são: falta de material (28,42%), falta de local (26,32%) e falta de conhecimento do professor (9,47%). As práticas utilizadas com maior freqüência são recursos – vídeos, textos – (29,41%), temas (19,12%) e atividades de campo (12,50%). Nota-se que faltam cursos de atualização e de conhecimentos básicos sobre ciências aos professores, que realizam poucas práticas com seus alunos e afirmam ter falta de conhecimento sobre ciências. Os dados serviram de referência para a elaboração de uma proposta de oficinas para professores, enfatizando-se a importância do ensino de ciências e das atividades práticas. Foi, ainda, elaborada uma apostila para os professores, que podem ser realizadas em sala de aula, com materiais de fácil acesso.

Descrição

Palavras-chave

Ciências biológicas - Ensino fundamental, Atividades pedagógicas

Como citar

MATOS, Fernanda Del Campos de. Ciranda pedagógica: o ensino de Ciências e as atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental : a elaboração de uma proposta. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.