Inventário de abelhas solitárias (Hymenoptera: Apoidea) com o auxílio de ninhos-armadilhas no campus da Unesp de Rio Claro - SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Autores

Miashike, Roseli Lika [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As abelhas solitárias são caracterizadas pela independência da fêmea em construir e aprovisionar sozinha seus ninhos, sem auxílio, cooperação ou divisão de trabalho entre as fêmeas de uma mesma geração, ou entre mãe e filhas. Dentro deste grupo, se enquadram aquelas que nidificam em cavidades pré-existentes. O objetivo deste trabalho é inventariar as espécies de abelhas solitárias no Campus da UNESP de Rio Claro - SP com o auxílio de ninhos-armadilha. Para este estudo foram escolhidos quatro locais, e em cada um foram expostos 212 ninhos-armadilha, confeccionados com cartolina preta, fechados numa das extremidades, todos com o mesmo comprimento, porém diferentes quanto ao diâmetro: 12,0 x 0,6 cm (ninho pequeno, NP) e 12,0 x 0,8 cm (ninho grande, NG). Esses ninhos foram arranjados dentro de tubos de PVC e apoiados em prateleiras ou em troncos, sempre a 1,40 metros de altura e protegidos contra o sol e chuva. A amostragem dos ninhos foi realizada no período entre maio de 2009 e abril de 2010, com coletas a cada dez dias. Cada ninho retirado foi reposto para manter o número de ninhos disponíveis. O período de emergência foi acompanhado de maio de 2009 a agosto de 2010. Apenas um ponto de amostragem houve coletas de ninhos de abelhas, o “Sítio de Nidificação”, com nidificação de sete espécies de abelhas pertencentes às famílias Apidae, Centris (Hemisiella) tarsata, Centris (Heterocentris) analis, Tetrapedia curvitarsis e Tetrapedia diversipes, e Megachilidae, Carloticola sp., Epanthidium tigrinum e Megachile sp. A espécie mais abundante foi Tetrapedia curvitarsis, seguida por Centris (Heterocentris) analis e Tetrapedia diversipes. A construção de ninhos foi maior durante o período chuvoso, havendo no mês de fevereiro de 2010 maior abundância de nidificações (23%) assim como maior riqueza de espécies nidificando (n = 6). Neste mesmo mês também... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Abelha, Parasitismo, Ninhos - Arquitetura

Como citar

MIASHIKE, Roseli Lika. Inventário de abelhas solitárias (Hymenoptera: Apoidea) com o auxílio de ninhos-armadilhas no campus da Unesp de Rio Claro - SP. 2010. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.