Contação de histórias e educação crítica: uma proposta didática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Misse, Bruno Henrique Labriola [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This proposal offers a possibility of approximation of mathematical knowledge at the prospect of Critical Education defended by researchers such as Ole Skovsmose and Paulo Freire. Using storytelling as a methodological resource is intended to develop an activity that allows students to think critically about real-life situations that have democratic questions as ground. The research is part of the branch of mathematics concerned with the education goals of teaching mathematics in basic education. We discuss the relevance of an educational process that enables the development of a democratic competence in the first years of primary education by showing students that their classroom can and should be seen as a community, where everyone has rights and duties. The interpretation and understanding of real situations can be something very complex and uninteresting for students of that age, looking for an attractive feature such as storytelling, which is based on the tendency of Reading and Writing in Mathematics, proposed by Nacarato and Lopes; Cardoso and Fonseca. Adopting a phenomenological attitude in the research seeks to understand if the storytelling can contribute to the formation of the critical student. Assuming this perspective has developed a didactic sequence from the story 'o que os olhos não vêem' from writer Ruth Rocha. The student's writing, favored by the proposed sequence, subsidizes the understanding of their thinking and acting on the democratic situations
Esta proposta apresenta uma possibilidade de aproximação do conhecimento matemático com a perspectiva da Educação Crítica defendida por pesquisadores como Ole Skovsmose e Paulo Freire. Utilizando a contação de histórias como recurso metodológico pretende-se desenvolver uma atividade que possibilite aos alunos um pensar crítico sobre situações reais que tenham como solo a questão democrática. A pesquisa insere-se na vertente da Educação Matemática preocupada com os objetivos do ensino de Matemática na educação básica. Discute-se a relevância de um processo educacional que possibilite o desenvolvimento de uma competência democrática já nos primeiros anos do ensino fundamental, ao mostrar aos alunos que a sua sala pode e deve ser vista como uma comunidade, onde cada um possui direitos e deveres. A interpretação e compreensão de situações reais pode ser algo pouco interessante e complexa para alunos dessa idade, então, busca-se trazer um recurso atrativo como a contação de histórias, que se encontra fundamentada na tendência da Leitura e Escrita nas aulas de Matemática, proposta por Nacarato e Lopes; Fonseca e Cardoso. Adotando-se uma postura fenomenológica na pesquisa, busca-se compreender se a contação de histórias pode contribuir para a formação crítica do aluno. Assumindo essa perspectiva desenvolveu-se uma sequência didática a partir da história ‘o que os olhos não vêem’ da escritora Ruth Rocha. A escrita do aluno, favorecida pela sequência proposta, subsidia a compreensão do seu pensar e agir diante a situações democráticas

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Fenomenologia, Didática, Arte de contar historias, Pedagogia critica, Storytelling, Critical Education

Como citar

MISSE, Bruno Henrique Labriola. Contação de histórias e educação crítica: uma proposta didática. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (licenciatura - Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.