Musicalização infantil: uma reflexão sobre o processo de formação de professores

Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Moraes, Joseano Moncaio [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Neste trabalho socializo resultados produzidos a partir de uma proposta de pesquisa e intervenção desenvolvida com professoras do Ensino Fundamental I de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Fui coordenador de um curso de musicalização desenvolvido em dez encontros no contexto do HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), e que ofereceu subsídios para a atuação dessas professoras em sala de aula. Assim, por meio de uma abordagem qualitativa, seguindo a metodologia de pesquisa de orientação sócio histórica, na qual o pesquisador e o pesquisado aprendem juntos “produzindo sentidos dos eventos observados” (FREITAS, 2003, p. 31), busquei refletir sobre a importância do processo formativo na área musical de professoras do Ensino Fundamental I, através da reflexão sobre a experiência formativa dessas professoras com as quais pesquisei. Os dados produzidos analisados no presente trabalho são falas e escritas das professoras coletadas no terceiro e no último encontro, respectivamente, na busca por compreender a potencialidade dos encontros para repensar na concepção de música e musicalização dos professores

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Musica - Instrução e estudo, Educação de crianças, Musica na educação

Como citar

MORAES, Joseano Moncaio. Musicalização infantil: uma reflexão sobre o processo de formação de professores. 2014. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.