O futebol sobre a ótica do tema transversal trabalho e consumo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Oliveira, Matheus Machado [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The cross-cutting themes, which are characteristic express concepts and values of citizenship and correspond to important and urgent issues to society, should be treated within the school context , for all disciplines . Just like football, specific content of physical education, which most often is approached only by the technical and tactical aspects. The aim of this study was to analyze football from the perspective of labor and consumption and to propose activities for teachers to this content and theme in physical education classes. We investigated, in particular, the influence brands, media and the effect of the globalization phenomenon in this sport, and later thematic activities. The methodology used was qualitative type, which is from a thick description of the details about the situation analyzed and evaluated. In the first step a literature survey was conducted to understand and analyze the topic of this work. In the second, the activities were prepared, with the teacher ways to treat football from the perspective of labor and consumption from the themes presented in the goal. The activities were directed to students in the 9th grade of elementary school. It is expected that with the study, football can be see addition to the procedural dimension in class and the teacher values the critical training, and labor relations and consumption Football and any other content of school physical education. Activities that assist teachers in their future projects, jobs and classes. It is also hoped that the sport can be studied and understood both historically and critically in Brazil, the football country
Os temas transversais, que têm por característica expressar conceitos e valores à cidadania e correspondem a questões importantes e urgentes para a sociedade, devem ser tratados dentro do contexto escolar, por todas as disciplinas. Assim como o futebol, conteúdo específico da educação física, que na maioria das vezes é abordado somente pelos aspectos técnicos e táticos. O objetivo do presente estudo foi analisar o futebol sob a ótica do trabalho e consumo e apresentar propostas de atividades para o professor desenvolver este conteúdo e tema nas aulas de educação física. Investigou-se, em específico, a influência marcas, das mídias e o efeito do fenômeno da globalização neste esporte, sendo posteriormente as temáticas das atividades. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, que se constitui a partir de uma densa descrição dos detalhes a respeito da situação analisada e avaliada. Na primeira etapa foi realizada uma pesquisa bibliográfica para compreender e analisar a temática deste trabalho. Já na segunda, as atividades foram elaboradas, apresentando ao professor maneiras para tratar o futebol sob a ótica do trabalho e consumo a partir das temáticas apresentadas no objetivo. As atividades foram direcionadas aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Esperase que com o estudo, o futebol possa ser enxergado para o além da dimensão procedimental nas aulas e que o professor valorize a formação crítica, e as relações do trabalho e consumo no futebol e em qualquer outro conteúdo da educação física escolar. Que as atividades auxiliem os professores nos seus futuros projetos, trabalhos e aulas. Espera-se também que a modalidade possa ser mais estudada e compreendida tanto historicamente quanto criticamente no Brasil, o “país do futebol

Descrição

Palavras-chave

Futebol, Educação física - Estudo e ensino, Pesquisa bibliografica, Futebol - História, Temas transversais, Trabalho, Consumo (Economia), Globalização

Como citar

OLIVEIRA, Matheus Machado. O futebol sobre a ótica do tema transversal trabalho e consumo. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.