Plantas alimentares de raízes e tubérculos na agricultura familiar: um estudo de caso como enfoque etnobotânico com agricultores do município de Rio Claro

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Oliveira, Priscila Silveira de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A erosão genética de espécies domesticadas, provocada pelos processos associados a Revolução Verde despertou o interesse mundial pela agrobiodiversidade manejada em sistemas agrícolas de pequena escala onde situam-se agricultores familiares. Propostas de conservação in situ e/ou on farm têm sido elaboradas. No Brasil, a agricultura familiar tem grande importância na produção de alimentos e a mandioca (Manihot esculenta Crantz) é a espécie que se sobressai, sendo a agricultura familiar responsável por 87% da sua produção. O presente estudo teve como objetivos: um levantamento etnobotânico dos cultivos alimentícios de raízes e tubérculos de agricultores familiares do município de Rio Claro, São Paulo; e analisar aspectos sócio-econômicos visando estratégias para a conservação in situ de variedades por eles cultivadas e potencial continuidade das atividades pelas gerações futuras. Foram entrevistados 31 agricultores, em sua maioria homens, usando o método “Bola de neve”, distribuídos entre nove bairros ou distritos rurais da cidade de Rio Claro. As entrevistas realizadas para coleta dos dados foram semi-estruturadas, tanto para dados sócioeconômicos como para os dados sobre as variedades reconhecidas pelos agricultores. As entrevistas foram realizadas nos sítios dos agricultores e suas áreas de cultivo foram visitadas, onde foram feitas coletas botânicas. Os dados foram analisados de forma qualitativa utilizando-se gráficos e tabelas e descrições do estudo de caso. A espécie predominante da amostra foi a mandioca. Os agricultores mostraram possuir fatores positivos que os caracterizam como mantenedores da diversidade agrícola, como o fato de cultivarem etnovariedades de mandioca diversas e terem um sistema de caracterização e reconhecimento delas de base empírica, contudo, estes agricultores perderam, em sua maioria... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Botânica econômica, Etnobotânica, Mandioca, Trabalhadores rurais, Pequenos agricultores, Etnoconhecimento

Como citar

OLIVEIRA, Priscila Silveira de. Plantas alimentares de raízes e tubérculos na agricultura familiar: um estudo de caso como enfoque etnobotânico com agricultores do município de Rio Claro. 2011. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.