O discurso do uso de animais nas pesquisas de Educação Física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Oliveira, Raquel Cristina Santos de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

It is possible in many countries, perhaps all, there is business groups of pharmaceuticals industry, cosmetics together with the universities that use animals in scientific research and testing for the creation of new products and medicines. Currently is growing discussion about standards and criteria for the use of these animals (guinea pigs) and also increases the number of debates on ethical issues in research with animal models. This research seeks to portray the reality of the use of animals in scientific research academic at the University, specifically to research in physical education, as it has used animals in the areas of Physiology of Sport and Physical Activity, Nutrition for Athletes, among others. Initially is shown the pre-reflection, exposing the laws governing the subject, treating the animal experimentation with regard to its history and the issues of speciesism and the methodological mistake. It reveals what it is and as is the use of animals in education and the inability of the student to change that reality, to refuse to participate in the cruel activity, and even they are aware of their rights as in the case of the withdrawal of consciousness. Presents researchers and universities not use animals and ends the pre-debate showing Who is really the most animal research at the university by providing alternatives for them. We conducted a literature survey on animal experimentation, research universities, and alternative methods. The following is the phenomenon in understanding and awareness of the researchers who use animals in their research, conducting a phenomenological analysis of his speeches, revealing the meanings of their animal research. The focus of this study is, therefore, the analysis of discourses of researchers who carried out research using animal experiments (guinea pigs). The phenomenon of understanding of the researchers about their research is made clear... (Complete abstract click ectronic access below)
É possível, em muitos países, talvez em todos, existirem grupos empresariais da indústria farmacêutica, de cosméticos juntamente com as universidades que utilizam animais nas suas pesquisas científicas e nos testes para a criação de novos produtos e medicamentos. Atualmente cresce a discussão sobre normas e critérios para a utilização desses animais (cobaias) e, também, aumenta o número de debates sobre a questão ética em pesquisas com modelos animais. Esta pesquisa procura retratar a realidade da utilização de animais em pesquisas científicas no meio acadêmico da Universidade, especificamente a pesquisa na Educação Física, como ela tem utilizado animais nas áreas de: Fisiologia do Esporte e da Atividade Física; Nutrição de Atletas, entre outras. Inicialmente é apresentada a pré-reflexão, expondo as leis que regulamentam o assunto, tratando da experimentação animal no tocante ao seu histórico e nas questões do especismo e do equívoco metodológico. Revela o que é e como ocorre o uso de animais no ensino e a incapacidade do aluno poder mudar essa realidade, de se negarem a participar da atividade cruel, e até mesmo de terem conhecimento de seus direitos como no caso da escusa de consciência. Apresenta pesquisadores e universidade que não utilizam animais e finaliza a pré-reflexão mostrando a quem se destina realmente a maioria das pesquisas com animais na universidade fornecendo as alternativas para elas. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a Experimentação Animal, pesquisas em universidades, e métodos alternativos. A seguir, situa o fenômeno na compreensão e na consciência dos pesquisadores que se utilizam de animais em suas pesquisas, realizando a análise fenomenológica de seus discursos, reveladores de significados das suas pesquisas com animais. O foco central deste estudo é, então, a análise dos discursos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Educação fisica, Experimentação animal, Vivissecção, Métodos alternativos, Animal experimentation, Vivisection, Alternative methods

Como citar

OLIVEIRA, Raquel Cristina Santos de. O discurso do uso de animais nas pesquisas de Educação Física. 2009. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.