Efeitos da predação de Serrapinnus notomelas (Eigenmann, 1915) (Pisces Characiformes) e Serrasalmus maculatus (Kner, 1858) (Pisces Characiformes) sobre a comunidade planctônica: uma abordagem experimental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Parenti, Maria Cinira Chiquinatto [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A importância dos predadores vertebrados na dinâmica das redes tróficas e na teoria da cascata trófica destaca o papel dos peixes, na determinação da composição e na dinâmica da comunidade planctônica. O estudo teve como objetivo verificar experimentalmente o possível impacto que as relações tróficas dos peixes Serrapinus notomelas e Serrasalmus maculatus podem produzir sobre o fitoplâncton e o zooplâncton presentes em lagoas marginais no trecho de montante do reservatório de Rosana, SP/PR. Um experimento utilizando-se de mesocosmos, com quatro tratamentos (controle; S. notomelas; S. maculatus; S. notomelas e S. maculatus) e três repetições, foi conduzido “in situ” no reservatório de Rosana. Analisando a dieta dos peixes, e a variação do zooplâncton e da clorofila a (biomassa de fitoplâncton) durante o período do estudo, pode-se constatar como a presença desses peixes, tanto separadamente quanto juntos, afeta a dinâmica do sistema. A análise do zooplâncton, ao final dos tratamentos com peixes, mostrou que havia uma quantidade menor de indivíduos comparado ao controle, indicando que houve de fato predação. Em relação à variação de clorofila a, notamos que houve um aumento em todos os tratamentos, o que seria esperado se o zooplâncton estivesse diminuído (cascata trófica – efeito “top-down”). Porém, no tratamento em que S. notomelas estava presente, essa clorofila a deveria (mas não ocorreu) ter decrescido, já que foi encontrada uma grande quantidade de algas na análise do conteúdo estomacal dessa espécie. No tratamento em que as duas espécies de peixes estavam presentes pode-se inferir que, ao sofrer uma pressão de predação, S. notomelas prefere desenvolver uma estratégia de fuga a uma de busca por alimento. Os dados indicam que houve problemas metodológicos, como o pouco tempo para aclimatação, especialmente... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Zooplâncton, Peixes - Preservação, Reservatórios

Como citar

PARENTI, Maria Cinira Chiquinatto. Efeitos da predação de Serrapinnus notomelas (Eigenmann, 1915) (Pisces Characiformes) e Serrasalmus maculatus (Kner, 1858) (Pisces Characiformes) sobre a comunidade planctônica: uma abordagem experimental. 2009. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2009.