Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Pereira, Carolina Parga Martins [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo analisou os efeitos da substância química fipronil, ingrediente ativo do Frontline® (acaricida e inseticida), nas glândulas salivares de fêmeas em jejum e semi-ingurgitadas de carrapatos Rhipicephalus sanguineus. As fêmeas em jejum foram expostas apenas à concentração de 1ppm do composto e as semi-ingurgitadas foram expostas a três concentrações de 1ppm, 5ppm e 10ppm (foi utilizada água destilada como controle). Os resultados histológicos e histoquímicos revelaram ação significativa desse composto, alterando morfofisiologicamente o tecido glandular dos indivíduos em jejum e semiingurgitados. Nas fêmeas em jejum, verificaram-se mudanças morfológicas nos ácinos do tipo I, como aumento do tamanho e do diâmetro do seu lúmen. Estas mudanças, provavelmente, estejam relacionadas à função excretora, apontando para os ácinos I como sendo os responsáveis pela eliminação do sistema deste xenobiótico ao qual o parasita foi exposto. Naquelas semi-ingurgitadas, o composto não interferiu no processo de morte que, nestes indivíduos, é por meio de apoptose. Nas fêmeas semi, no entanto, o fipronil acelerou o processo de degeneração das glândulas salivares, que se intensificou (danos mais acentuados) à medida que aumentaram as concentrações do produto. Os dados aqui apresentados deixaram clara a interferência dessa substância no processo de ingurgitamento das fêmeas de R. sanguineus, o que conseqüentemente poderia refletir no seu processo reprodutivo, diminuindo ou mesmo cessando a postura de ovos e provocando menores perdas de sangue nos hospedeiros, reduzindo assim, a transmissão de patógenos veiculados por estas glândulas.

Descrição

Palavras-chave

Ácaro, Carrapato, Acaricidas, Fipronil - efeito citotóxico

Como citar

PEREIRA, Carolina Parga Martins. Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae). 2009. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado -Ciências biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.