Proposta para a implantação de uma trilha interpretativa com bases na Pedagogia Waldorf na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade - Rio Claro, SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Piedade, Larissa Ikeda [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

At a time when people turn increasingly to technological innovations and virtual networks, a closer interaction with the environment can provide sensitizing experiences. One tool that facilitates this approach is the interpretative trail: its use in a Unit of Conservation (UC) allows more contact between the visitor and the nature elements. This research aimed to propose the establishment of an interpretative trail at the State Florest “Edmundo Navarro de Andrade” (FEENA) in Rio Claro (SP) with theoretical bases from Waldorf Pedagogy. The proposed trail is destined for students with 07-14 years-old, a period that the awareness is more accurate in a person, according to Waldorf tenets. On the path of the trail, we propose some educational activities at the points of interpretation: storytelling about environment; “photograph” the place with a drawing; create a song with sounds produced by the body and by nature elements; blindfold guide and a circle of people to share experiences. The activities aim to provide in the student a close and harmonious contact with oneself, with other people and with the natural world, and also serve as a support for programs of public use and environmental education at UC. The environmental awareness process in the context of FEENA - which has a significant landscape valuation - develops through the sensibilities of exterior and interior world. And also develops with the creation if images, thoughts, feelings and interdependencies relationships. Therefore, the ecologic education allows changes and formation of values and sensitive attitudes to students about the environment
Numa época em que as pessoas se voltam cada vez mais para as inovações tecnológicas e para as redes virtuais, uma interação de maior proximidade com o meio ambiente pode lhes proporcionar experiências sensibilizadoras. Um dos instrumentos que facilita esta aproximação é a trilha interpretativa: a sua utilização numa Unidade de Conservação (UC) permite maior contato do visitante com os elementos da natureza. Esta pesquisa teve como objetivo propor a implantação de uma trilha interpretativa na Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” (FEENA) em Rio Claro (SP) com bases teóricas provenientes da Pedagogia Waldorf. A trilha proposta é destinada à educandos de 07 a 14 anos, período em que a sensibilização está mais apurada no ser, segundo os pressupostos Waldorf. Ao longo do percurso da trilha, propomos atividades educativas nos pontos de interpretação: contação de história com a temática meio ambiente; “fotografar” o lugar com um desenho; criação de música com sons produzidos pelo corpo e por elementos da natureza; guia com olhos vendados e roda para compartilhar experiências. As atividades buscam proporcionar um contato mais próximo e harmônico do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o mundo natural, bem como servir de subsídios para os programas de uso público e educação ambiental da UC. O processo de sensibilização ambiental no contexto da FEENA, que possui alta valoração paisagística, se desenvolve através de sensibilidades do mundo exterior e interior e pela geração de imagens, pensamentos, sentimentos e relações de interdependências. Assim, a educação ecológica permite mudanças e formação de valores e atitudes sensíveis aos educandos em relação ao meio ambiente

Descrição

Palavras-chave

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Rio Claro, SP), Educação ambiental, Unidades de conservação, Waldorf, Metodo de educação, Trilhas, Rio Claro (SP)

Como citar

PIEDADE, Larissa Ikeda. Proposta para a implantação de uma trilha interpretativa com bases na Pedagogia Waldorf na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade - Rio Claro, SP. 2013. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.