Avaliação do impacto do material didático proposto pela Secretaria de Ensino do estado de São Paulo para a disciplina de Educação Física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Prado, Sofia Razaboni [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

No ano de 2008, a Secretaria do Estado de São Paulo propôs para todas as escolas estaduais o uso do material didático para todas as disciplinas, inclusive para a educação física, com proposta de atividade para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Nas aulas de educação física encontram-se professores rola bola, que oferecem a bola aos alunos e não se preocupam com qualquer tipo de intervenção. Também, encontrams-se professores que procuram ampliar os conhecimentos dos alunos, aprofundando os conteúdos de educação física. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do material didático na opinião dos professores do 8º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco professores, que utilizam o material didático proposto pela Secretaria do Estado de São Paulo. Após a análise dos dados, verificou-se que os professores apresentam a mesma opinião no que diz respeito ao que se deve mudar no material didático; dois professores acreditam que é possível aplicar o material na íntegra. Alguns professores afirmaram que às vezes é necessária a ajuda dos alunos na realização de algumas atividades. Outros concordam que o material chega quase sempre atrasado e isso prejudica o planejamento, atrasando o desenvolvimento dos conteúdos.

Descrição

Palavras-chave

Educação física - Estudo e ensino, Material didático

Como citar

PRADO, Sofia Razaboni. Avaliação do impacto do material didático proposto pela Secretaria de Ensino do estado de São Paulo para a disciplina de Educação Física. 2009. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.