Efeito da plataforma vibratória na recuperação da densidade óssea de ratas ovariectomizadas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Soares, Rebeca Mendes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As mudanças demográficas decorrentes do envelhecimento populacional têm contribuído substancialmente para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à idade, dentre elas está a osteoporose, considerada um dos principais problemas de saúde pública, por sua prevalência crescente e pela associação a fraturas em diversas áreas do corpo, com graves repercussões clínicas e sociais. Com isso vem se buscando cada vez mais alternativas de exercício físico válidas para o combate e prevenção a estas doenças ósseas. Como possível alternativa têm se estudado os efeitos e benefícios dos treinamentos realizados em Plataformas Vibratórias, equipamento que através de baixa amplitude e alta freqüência pode vir a influenciar positivamente nas capacidades físicas. Portanto, devido à escassez de informações acerca dos efeitos do exercício na plataforma vibratória sobre a microarquitetura dos ossos em indivíduos idosos e já acometidos pela osteoporose, o objetivo deste estudo foi, com um modelo animal, descrever através de imagens de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), a reação do tecido ósseo de ratas idosas ovariectomizadas ao exercício em Plataforma Vibratória. Para execução deste estudo foram utilizadas 20 ratas Wistar (Rattus Norvegicus Albinus Wistar), separadas em 4 grupos: Sedentário Controle (S), Sedentário Ovariectomizado (SO), Treinado Controle (T) e Treinado Ovariectomizado (TO). Como protocolo de treinamento a plataforma vibratória foi regulada com freqüência de 35 Hz e amplitude baixa (1 a 2 mm) e consistiu de uma fase de adaptação ao exercício e à vibração e após este período uma fase de treinamento. Para análise a região do osso selecionada foi o terço proximal da diáfise do fêmur. Como resultado, obtivemos que para o grupo SO a indução à osteoporose foi positiva quando comparada ao grupo S, que ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Osteoporose, Ossos - Doenças, Aptidão fisica em idosos, Testes de vibração, Exercícios físicos - Vibração, Patologia, Envelhecimento, Osteoporosis, Bones - Diseases, Physical fitness for older people, Vibration - Testing, Exercise - Vibration, Pathology, Aging

Como citar

SOARES, Rebeca Mendes. Efeito da plataforma vibratória na recuperação da densidade óssea de ratas ovariectomizadas. 2011. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.