Física de partículas no ensino médio: uma análise de materiais para apoio didático

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Souza, Felipe Gabriel Fonseca de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work consisted in analysing five materials which mean respect to subjects related to Particle Physics, aiming to explore their potentialities for the use in the High School levels, particularly by physics teachers. On this perspective, we sought to describe the contents of each material and point out their potentialities as material of didactic support. They are: 1. The purpose of Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, presented in the Teacher's Guide of the Program São Paulo faz escola; 2. The Game Sprace Game, elaborated by the European Organization for Nuclear Research (CERN); 3. The book O discreto charme das partículas elementares, written by the professor Maria Cristina Abdalla; 4. The video O discreto charme das partículas elementares, based on the book of Professor Maria Cristina Abdalla which was produced by TV Cultura in association with the Ministério da Educação e Cultura” (MEC). The book Partículas elementares no ensino médio: uma abordagem a partir do LHC written by Wagner Franklin Balthazar and Alexandre Lopes de Oliveira, from the collection CBPF - Tópicos de Física. The work was constructed on a qualitative perspective, that is, it did not attempt to quantify the help that each material could offer to Physics teaching. One sought to describe and analyse, from different theoretical frames, their potentialities for the use in the High School level. The results indicate that all the materials analysed can contribute to the Physics teaching, and beyond, as they own format and approches distinct from the subject, they can be used as a whole or in parts, together or separately, depending on the objectives to be reached and on the profile of the target public
Este trabalho consistiu em analisar cinco materiais que tratam de assuntos relacionados à Física de Partículas, visando explorar suas potencialidades para uso no Ensino Médio, particularmente por professores de Física. Nessa perspectiva, buscamos descrever os conteúdos de cada material e indicar suas potencialidades enquanto material de apoio didático. Os materiais são: 1. A proposta da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, apresentada no Caderno do Professor do Programa “São Paulo faz escola”; 2. O jogo “Sprace Game”, elaborado pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN); 3. O livro “O discreto charme das partículas elementares”, de autoria da professora Maria Cristina Abdalla; 4. O vídeo “O Discreto Charme das Partículas Elementares”, baseado no livro da professora Maria Cristina Abdalla que foi produzido pela TV Cultura em parceria com o Ministério da Educação (MEC); 5. O livro “Partículas Elementares no Ensino Médio: uma abordagem a partir do LHC”, de autoria dos professores Wagner Franklin Balthazar e Alexandre Lopes de Oliveira, da coleção CBPF – Tópicos de Física. O trabalho foi construído em uma perspectiva qualitativa, ou seja, não procurou quantificar a ajuda que cada material pode oferecer ao ensino de Física, buscouse descrever e analisar, a partir de diferentes referenciais teóricos, sua potencialidade para uso no Ensino Médio. Os resultados indicam que todos os materiais analisados podem contribuir para o ensino de Física e, como possuem formatos e abordagens distintas do assunto, podem ser usados na totalidade ou em partes, em conjunto ou separadamente, dependendo dos objetivos a serem alcançados e do perfil do público alvo

Descrição

Palavras-chave

Partículas (Física nuclear), Ensino médio

Como citar

SOUZA, Felipe Gabriel Fonseca de. Física de partículas no ensino médio: uma análise de materiais para apoio didático. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.