A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Souza, Larissa Paola Alves de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Faço parte do grupo de estudos sobre Jovens, Violência e Educação que desenvolve o estudo que procura compreender os modos de inserção da escola no bairro e os modos de inclusão dos jovens na comunidade e na própria escola. Os objetivos gerais do estudo são caracterizar os modos de inserção das escolas e dos jovens no bairro, o imaginário dos jovens sobre a escola, sobre seus projetos de vida e a prevenção da violência escolar. A participação neste grupo de pesquisa fez com que interesse se direcionasse à temática família, escola e comunidade. Assim sendo constituem-se objetivos específicos deste estudo: investigar a relação escola/família. Este estudo foi feito em duas escolas da periferia da cidade de Rio Claro- SP. Essas escolas atendem alunos moradores na região que pertencem aos extratos sócios econômicos mais baixos da população. O bairro é conhecido na cidade como violento, com ocorrências de assassinatos, tiroteios, brigas e presença do tráfico de drogas. Tanto é que este bairro é considerado área prioritária pela Prefeitura Municipal de Rio Claro – SP para intervenções que objetivem a prevenção da violência de jovens. Os dados coletados por meio de questionários e entrevistas foram pelo grupo com alunos do 8º ano e 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Esses dados serão analisados neste estudo

Descrição

Palavras-chave

Sociologia educacional, Educação do adolescente, Família, Violencia escolar, Comunidade e escola, Jovens - Relações com a família

Como citar

SOUZA, Larissa Paola Alves de. A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas. 2013. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.