Qual o papel da mídia na aprendizagem e desenvolvimento da criança de educação fundamental I, em idade de alfabetização: ela forma, informa, dificulta, diverte ou deseduca?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Autores

Souza, Lilian Silva de Lucas de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a mídia televisiva, no que diz respeito a seus interesses e programações, levando em consideração a conseqüente relação conflituosa entre esta e as crianças brasileiras, uma vez que a mídia não oferece programas de qualidade que respeitem a diversidade cultural. O trabalho analisa os conteúdos dos programas oferecidos pela mídia e compara-os com o que se propõem a Convenção da ONU realizada em 1989 Sobre os Diretos da Criança, no que diz respeito a mídia em geral. A partir de base teórica busca refletir sobre o impacto das mensagens dos programas de televisão na mente da criança e consequentemente afetando seu desenvolvimento cognitivo, moral e emocional. Sendo que percorrendo esse caminho de análise, procura-se mostrar uma possível reflexão e mudança através da educação para mídia e participação na mesma, envolvendo pais, professores, as políticas públicas e as próprias crianças.

Descrição

Palavras-chave

Educação pre-escolar, Crianças, Mídia televisiva, Direito da criança, Educação para a mídia

Como citar

SOUZA, Lilian Silva de Lucas de. Qual o papel da mídia na aprendizagem e desenvolvimento da criança de educação fundamental I, em idade de alfabetização: ela forma, informa, dificulta, diverte ou deseduca?. 2009. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.