O ensino da lógica na educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-12-05

Autores

Souza, Natalia Galvão Simão de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work has as its aims to offer a general view on the teaching of logics in the basic education by means of different materials on the theme. There are highlighted considerations on academic works in the area of math education that claims the teaching of logics on basic education as a means of developing the reason and promote the learning. It is done a bibliographic review on works that approach the theory of formal logics that presents different ways of working the teaching of logics. The curricular proposition of São Paulo State for the Math area is analyzed and its characteristics are discussed. The learning evaluation in a large federal scale for the teaching of middle and basic education are detailed in its matrix of references and content approached in its editions searching the evidences of a logical reasoning worth. A portal M3 Multimedia math is presented in activities in video format for the teaching of logics. After an analyze of the references where the focus was related to the learning of Math by means of an approaching where logics acts as a tool. It is possible to consider that there is a relevant number of researches and publishing in the area of Math education that approaches the concepts of formal logics. There is also evidences of a changing in National and State orientations for a basic education that reflects in its didactics resources and evaluations in a large scale. Even though, we can face difficulties on implementation of these proposes that is pointed out by constant critics by teachers concerning the changes in the resources and cited evaluations by the resistance of a considerable percentage of teachers to adopt the didactics materials distributed by the State and by the low performance of students in Public Schools in tests of learning
Este trabalho tem por objetivo oferecer uma visão geral do ensino da lógica na Educação Básica através da análise de diversos materiais acerca do tema. São destacadas considerações importantes de trabalhos acadêmicos da área da Educação Matemática que defendem o ensino da lógica na Educação Básica como meio para o desenvolvimento do raciocínio e promoção da aprendizagem. Inicialmente exponho uma revisão bibliográfica de obras que abordam a teoria da Lógica Formal, que apresentam formas de se trabalhar o ensino da lógica em sala de aula. A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a área da Matemática é analisada e são discutidos seus potenciais e características. As avaliações da aprendizagem em larga escala federais para os Ensinos Fundamental e Médio são detalhadas quanto às suas matrizes de referências e conteúdos abordados nas edições, buscando evidências de uma preocupação com a valorização do raciocínio lógico. É apresentado o portal M³ Matemática Multimídia e um conjunto de atividades no formato de vídeo para o ensino da lógica. Após a análise dessas referências, onde o foco era a relação entre a aprendizagem da Matemática através de uma abordagem onde a lógica atua como instrumento, é possível considerar que existe um número relevante de pesquisas e publicações da área da Educação Matemática que abordam o trabalho com os conceitos da Lógica Formal. Há também evidências de uma mudança nas orientações nacionais e estaduais para a Educação Básica, o que se reflete em seus recursos didáticos e avaliações em larga escala. Mesmo assim, ainda se vê certa dificuldade na implementação dessas propostas, fato evidenciado pelas constantes críticas dos professores às mudanças realizadas nos recursos e avaliações citadas, pela recusa de uma considerável porcentagem dos docentes em adotar ... (Resumocompleto, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Logica no ensino, Matemática - Estudo e ensino, Ensino fundamental, Logic in teaching

Como citar

SOUZA, Natalia Galvão Simão de. O ensino da lógica na educação básica. 2013. 91 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.