Efeito do treinamento com pesos nos distúrbios do sono e na qualidade de vida de pacientes com demência de Alzheimer

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Data

2010

Autores

Stein, Angelica Miki [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The Alzheimer's dementia (AD) is the most prevalent form of dementia in the elderly. Among the harmful changes arising from the DA, there may be sleep disturbance and impaired quality of life. Physical activity is an important non-pharmacological feature that would provide positive effects for the treatment of disease. However, there are still few studies that clarify the effects of resistance training in this population. Thus, the present study has as objective analyzes the effects of the resistance training in sleep disturbance and quality of life of patients with AD. Participated in this study 22 patients with clinical diagnosis of AD divided into two groups: Training Group (TG) and Social Interaction Group (SIG). The subjects of TG underwent a resistance training protocol, appropriate to the individual conditions, during three days no consecutive in the week, with duration of 60 minutes each session, for 16 weeks. The SIG won't participate in any systematized physical activity, but they realized other activities, such as reading, poetry, hiking and painting, among others. This protocol also was realized three times in week for 16 weeks, with duration of 60 minutes each session. Both groups were assessed at the beginning of the program and after 16 weeks. For the assessment of sleep disturbance was used the Mini Sleep Questionnaire and to assess of quality of life was used the Scale for Assessment of Quality of Life in Alzheimer's disease (QL), versions: patient, caregiver, family and the final score. Due to the scalar nature of the data and small sample, all variables were analyzed by nonparametric statistics. The U-Mann Whitney test, Wilcoxon test and Spearman correlation test was used, except for the Modified Baecke... (Complete abstract click electronic access below)
A Demência de Alzheimer (DA) é a forma mais prevalente de demência na população idosa. Dentre as alterações advindas da DA, podem ocorrer distúrbios do sono e prejuízos na qualidade de vida. A atividade física é um importante recurso não farmacológico, que proporciona efeitos positivos para o tratamento da doença. Entretanto, ainda são escassos os estudos que clarificam os efeitos dos exercícios resistidos nesta população. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar os efeitos do treinamento com pesos nos distúrbios do sono e na qualidade de vida de pacientes com DA. Participaram da pesquisa 22 pacientes com diagnóstico clínico de DA divididos em dois grupos: Grupo Treinamento (GT) e Grupo Convívio Social (GCS). Os sujeitos do GT foram submetidos a um protocolo de treinamento com pesos, adequado às condições individuais, durante três dias na semana não consecutivos, com duração de 60 minutos cada sessão, durante 16 semanas. O GCS não participou de nenhuma atividade física sistematizada, mas realizou outras atividades, como: leitura, poesia, caminhadas, pintura, entre outras. Este protocolo também foi realizado três vezes na semana, durante 16 semanas com duração de 60 minutos cada sessão. Ambos os grupos foram avaliados no início do programa e após 16 semanas. Para avaliação dos distúrbios do sono foi utilizado o Mini Questionário do Sono e para avaliação da Qualidade de Vida (QV) foi utilizada a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida na Doença de Alzheimer, versão paciente, cuidador, familiar e pontuação final. Devido à natureza escalar dos dados e a pequena amostra constituinte, todas as variáveis foram analisadas por meio de estatística não paramétrica. Foram utilizados os testes... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Educação fisica, Demência de Alzheimer - Exercícios físicos, Educação física adaptada

Como citar

STEIN, Angelica Miki. Efeito do treinamento com pesos nos distúrbios do sono e na qualidade de vida de pacientes com demência de Alzheimer. 2010. 119 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.