O Relações Públicas e a comunicação organizacional: um estudo exploratório nas agências de São José dos Campos

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Data

2014

Autores

Ulmi, Natália [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The field of social communication, especially the one of Public Relations, seems to be unknown and not so recognized and explored in Brazil, even though these professionals are trained to operate in different kinds of organizations. Because of that, it is important for the Public Relations to know the demands of the market he or she wants to work on. Therefore, an exploratory study was conducted in agencies in São José dos Campos, São Paulo. The project objectives are to identify the communicational demands from the communication agencies’ point of view, get to know the work field for Public Relations, verify if the professional attends the market demands and identify market needs in communication. The methodology used was: bibliographical search of theories concerning organizational communication, communication agencies and Public Relations; and a field research in five agencies that provide services related to organizational communication, for recognizing reality. The data obtained shows that organizational communication is a growing field and in which the Public Relation has much to contribute, but unawareness of the profession results in a small number of professionals working in the area
O campo da comunicação social, em especial o das Relações Públicas, ainda aparenta ser pouco reconhecido e explorado no Brasil, apesar dos profissionais da área serem capacitados para atuar em vários tipos de organizações. Assim sendo, é importante que o Relações Públicas conheça as demandas do mercado no qual pretende atuar, por isso, foi realizado um estudo exploratório nas agências de comunicação da cidade de São José dos Campos, São Paulo. Os objetivos do projeto são identificar as demandas comunicacionais sob a ótica das agências de comunicação, conhecer o campo de trabalho para os Relações Públicas, verificar se o profissional atende as demandas das organizações e mapear as necessidades do mercado em relação a comunicação. Para tanto a metodologia utilizada foi: levantamento bibliográfico sobre teorias de comunicação organizacional, agências de comunicação e Relações Públicas; e pesquisa de campo em cinco agências que prestam serviços relacionados à comunicação organizacional, para o reconhecimento da realidade. Os dados obtidos mostram que a comunicação organizacional é um campo em crescimento e no qual o Relações Públicas tem muito a contribuir, porém, o desconhecimento da profissão faz com que tenha um número pequeno de profissionais atuando nas agências de comunicação

Descrição

Palavras-chave

Comunicação de massa e publicidade, Marketing social, Comunicação nas organizações, Relações publicas, Agencias de propaganda, Mass media and publicity

Como citar

ULMI, Natália. O Relações Públicas e a comunicação organizacional: um estudo exploratório nas agências de São José dos Campos. 2014. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Comunicação Social – Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.