A voz inicial dos professores sobre o processo de inclusão escolar num curso de formação continuada em EAD

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Data

2013

Autores

Zorzin, Cristiane [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The inclusive classroom, focused on individual differences, it is becoming more frequent and constant within mainstream schools. For this practice to be successful, there must be a different work by teachers, methodology, teaching procedures, adapted equipment and materials. Thus, the teacher who works directly with students with disabilities, find factors that facilitate and hinder this practice, making it essential to study of such factors, so we can understand and contribute to assessment and implementation of strategies to minimize the need that this pedagogical practice imposes. This varying needs, from the simple as using different materials to work in the classroom to the broader and more complex, as the reform in schools. Thus, these aimed to survey and analyze the conceptions of teachers on facilitating and hindering aspects of the schooling of students with disabilities in the regular classroom as well as check their training needs. The method used was ruled a quantitative approach to data collection was through a closed questionnaire containing 35 questions with Likert scale. The study included 904 teachers who underwent a course of Improvement in Inclusive Educational Practices, the same was applied when students entered the course, but had not had contact with the course content. The result showed that most teachers agree that all students with disabilities have behavior problem, dividing the assertion that the disabled student disrupts the class of the colleague who has a disability. It is also believed that in the view of most participants, students with disabilities are not able to study and that the inclusion of students with disabilities is hampered by...
A prática pedagógica inclusiva, voltada para as diferenças individuais, é cada vez mais frequente e constante dentro das escolas de ensino regular. Para que tal prática seja bem sucedida, é preciso que haja um trabalho diferenciado por parte dos professores, metodologia, procedimentos pedagógicos, materiais e equipamentos adaptados. Sendo assim, o professor que atua diretamente com alunos com deficiência, encontra fatores que facilitam e dificultam esta prática, tornando essencial o estudo de tais fatores, para que possamos compreender e contribuir na avaliação e implementação de estratégias para minimizar as necessidades que essa prática pedagógica impõe. Necessidades estas que variam, das mais simples como a utilização de materiais diferenciados para o trabalho em sala de aula até as mais abrangentes e complexas, como a reforma na instituição escolar. Neste sentido, este estudo teve como objetivos levantar e analisar as concepções dos professores sobre os aspectos facilitadores e dificultadores do processo de escolarização de alunos com deficiência na classe comum, bem como verificar as suas necessidades formação. O método utilizado foi pautado numa abordagem quantitativa, a coleta de dados se deu por meio de um questionário fechado contendo 35 questões com escala de Likert. Participaram do estudo 904 professores que realizaram um curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas, o mesmo foi aplicado quando os alunos entraram no curso, mas ainda não tinham tido contato com o conteúdo do curso.O resultado mostrou que a maior parte dos professores concorda que todo o aluno com deficiência tem problema de comportamento, dividindo-se na afirmação de que o aluno com deficiência atrapalha a aula do colega que não tem deficiência. Acredita-se também que no ponto de vista da maioria dos participantes da pesquisa, os alunos com deficiência não...

Descrição

Palavras-chave

Educação inclusiva, Educação especial, Inclusão em educação, Inclusive education

Como citar

ZORZIN, Cristiane. A voz inicial dos professores sobre o processo de inclusão escolar num curso de formação continuada em EAD. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.