A formação inicial de professores de inglês como espaço para a (re)construção de identidades

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Data

2014-02-27

Autores

Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This ethnographic and longitudinal study is aimed at investigating, analyzing and understanding the complex process of professional, social and cultural identity (re)construction in pre-service teachers in a Teacher Education Course at a Federal University in the extreme north of Brazil. The pre-service teacher’s narratives were investigated through a qualitative approach. The narratives were collected from these students-teachers during the four semesters of their supervised internship class in their undergraduate course, as well as the interactions they posted in the Community of Practice-CdP (WENGER, 1998; CLARKE, 2008) and discussed in thematic sessions accomplished during the process of investigation. The narrative genres that called reflexive narratives are live histories and experiences the teacher-students experimented with and practiced while teaching English classes at public schools. These narratives are dialogued with the researcher-reader at specific moments. Then, we simultaneously intended to understand how this professional identity (re)construction happens and we also will analyze the cognitive (BORG, 2006; ZEICHNER, 2005; ZEMBYLAS, 2005) as well as the emotions and affective aspects (VIEIRA ABRAHÃO, 1992; 1996, 2004, 2006; BARCELOS, 2007, 2010; ARAGÃO, 2005; COELHO, 2011) which one experiences while negotiating identity as the foreign language teacher education process in a sociocultural perspective. The results indicate an interconnectedness of social, cognitive and emotional factors in the identity (re)construction in both face to face and virtual spaces of interaction. Furthermore, the narratives elicit the synchronic way of the complex process of identity construction as well as its flow and its transience. We also observed a major incidence of co-construction of professional identities in the Community of Practice’s (Moodle) interactions, showing itself mainly as a sharing of emotions, realizations, ...
Este estudo de caso, longitudinal e de base etnográfica, teve como objetivo investigar e analisar o complexo processo de (re)construção das identidades culturais, profissionais e sociais de alunos do curso de Letras de uma Universidade Federal do extremo norte do Brasil. Enfatizamos que o termo identidade (MOITA LOPES, 2003, 2006, 2010) proposto neste estudo assume uma natureza multifacetada, provisória, fragmentada e mestiça, o qual será analisado dentro dos construtos vigentes da Linguística Aplicada. A investigação foi realizada por meio da análise qualitativa dos relatos reflexivos realizados pelos professores em formação inicial ao longo de quatro semestres da disciplina de estágio supervisionado de ensino de língua estrangeira (Inglês), como também de relatos e interações postados numa Comunidade de Prática-CdP (WENGER, 1998; CLARKE, 2008) e nas sessões temáticas promovidas durante o processo de investigação. O gênero narrativo denominado relato-reflexivo, são estórias de vida e experiências desses alunos-professores com a regência, que, em momentos pontuais, são dialogadas com o leitor-pesquisador. No intuito de compreender como se dá a (re)construção de suas identidades profissionais, sociais e culturais, nos propusemos a analisar, concomitantemente, os aspectos cognitivos (BORG, 2006; ZEICHNER, 2005; ZEMBYLAS, 2005) como também as emoções e a afetividade (VIEIRA ABRAHÃO,1992, 1996, 2004, 2006; BARCELOS, 2007, 2010; ARAGÃO, 2005; COELHO, 2011) que perpassam o processo de negociação de identidades na formação inicial de professores de língua estrangeira numa perspectiva sociocultural de educação. Os resultados da análise evidenciam uma interligação dos fatores sociais, cognitivos e emocionais de (re)construção identitária recorrentes tanto no contexto virtual como presencial. Além disso, nas narrativas pudemos visualizar sincronicamente o complexo processo de (re)construção e o fluxo ...

Descrição

Palavras-chave

Linguistica aplicada, Professores de ingles - Formação, Identidade profissional, Moodle (Programa de computador), Tecnologias de informação e comunicação, Estagios supervisionados, Applied linguistics

Como citar

BARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias. A formação inicial de professores de inglês como espaço para a (re)construção de identidades. 2014. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.