A pesquisa sobre o ensino da relatividade especial e geral: implicações para a prática docente
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Autores
Silva, Leandro Londero da [UNESP]
Pereira, Johnny Gonçalves
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Em nosso estudo, investigamos as contribuições das pesquisas sobre o Ensino da Teoria da Relatividade Especial e Geral (TREG) e suas implicações para a prática docente. Para tanto, revisamos atas de 03 congressos científicos realizados no Brasil. Mapeamos 44 estudos, os quais foram categorizados de acordo com seus propósitos. Identificamos uma grande quantidade de produções, com foco na análise de conteúdos em livros, na formação de conceitos e na implementação de propostas didáticas, o que permite-nos inferir que, a procura por alternativas para que o ensino da TREG seja realmente efetivado se faz necessária e o aumento de investigações no ambiente escolar parece o caminho mais acertado. Há, também, uma necessidade de investirmos esforços na formação inicial dos professores, para que eles sintam-se seguros para abordar a TREG, quando estiverem em atividade docente.
Descrição
Palavras-chave
Relatividade Especial e Geral, Ensino de Física, Estado do Conhecimento, Prática Pedagógica
Como citar
Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. extra, p. 582-597, 2014.