A legislação escolar brasileira e a organização da álgebra no Ensino Fundamental

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Data

2014-01-27

Autores

Pinto, Elis Regina de Oliveira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work aims to investigate the presence of algebra in Brazilian school legislation, from 1980 to the present day. The research was developed through qualitative research, with phenomenological approach, using hermeneutic procedures for the analyzes of legal texts. Survey data were obtained through a survey about the educational legislation, specifically referring to the elementary school, guided by the question how is the presence of algebra in brazilian school legislation that organizes the elementary school?. In possession of the data, the analyzes were carried out considering the historical, social and political environment in which the laws were introduced, focusing the educational landscape of the time, as well as the movements that influenced the teaching of mathematics in the country. The analysis of each text -law were arranged in a row explanatory tables of a meta understanding about the observed. The meta understanding of the documents was drawn up on the basis of the convergence of analyzes that resulted in nuclear ideas of the law texts. At the end a comprehensive synthesis is presented, outlining the movement in which algebra is inserted in schools, through the educational legislation
Este trabalho tem por objetivo investigar a presença da Álgebra na legislação escolar brasileira, no período de 1980 até os dias atuais. A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica, utilizando-se de procedimentos hermenêuticos para a realização das análises dos textos legais. Os dados da pesquisa foram obtidos através de um levantamento sobre a legislação educacional, especificamente referente ao Ensino Fundamental, norteada pela interrogação como se dá a presença da álgebra na legislação escolar brasileira que organiza o Ensino Fundamental?. Em posse dos dados, as análises foram realizadas considerando o meio histórico, social e político em que as leis foram instituídas, tendo como enfoque o panorama educacional da época, bem como os movimentos que influenciaram o ensino de Matemática no país. As análises de cada texto-lei foram dispostas em quadros explicativos seguidos de uma metacompreensão acerca do observado. A metacompreensão dos documentos foi elaborada com base nas convergências das análises realizadas que resultaram em ideias nucleares dos textos-lei. Ao final é apresentada uma síntese compreensiva, delineando o movimento no qual a Álgebra é inserida no contexto escolar, por meio da legislação educacional

Descrição

Palavras-chave

Álgebra, Ensino fundamental, Escolas - Legislação

Como citar

PINTO, Elis Regina de Oliveira. A legislação escolar brasileira e a organização da álgebra no Ensino Fundamental. 2015. 104 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.