O jovem egresso do sistema socioeducativo e seu acesso a políticas sociais: como prossegue a história?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-03-10

Autores

Prado, Anihelen Cristine Gonçalves Cordeiro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo objetivou adentrar o universo de jovens egressos do sistema socioeducativo, de modo a contextualizar suas trajetórias de vida no retorno à liberdade - uma vez findado o cumprimento de medida socioeducativa -, sobretudo no que tange ao acesso que tiveram a políticas sociais. Perscrutar este universo requereu a investigação das condições objetivas e subjetivas que margeiam o ato infracional, enquanto fenômeno circunscrito na dinâmica societária capitalista. Desse modo, iniciamos nosso percurso com uma explanação sobre a formação da sociedade capitalista, do âmbito mundial às especificidades regionais de Ribeirão Preto, local onde foi realizada a pesquisa. Tratamos, a seguir, do engendramento da questão social e da formação de uma sociedade alicerçada no direito e na formatação de políticas sociais sob a égide neoliberal. As especificidades da questão do adolescente em conflito com a lei foram abordadas a partir da apresentação de pesquisas nacionais sobre o perfil destes, em especial, através da constatação dos índices de reincidência no ato infracional e a ausência de execução de políticas integradas de atendimento ao jovem egresso, a despeito do estipulado pelo ECA e pelo SINASE. Adentrar o universo deste público implicou, por fim, na elaboração de entrevistas com 02 jovens egressos de Centro de Atendimento Socioeducativo e na aplicação de questionários com 03 profissionais envolvidos com medidas socioeducativas. Com base em informações obtidas nesta fase da pesquisa, foi possível olhar para o ato infracional para além do que propaga a maior parte da mídia, que, despida de qualquer preocupação ética e comprometimento científico, aborda a questão de forma simplista e conservadora. Por outro lado, pudemos verificar o ato infracional como mais que uma resposta mecânica por parte de populações pauperizadas a violências às quais foram...
El presente estudio ha tratado de profundizar en el universo de los jóvenes formados del sistema socioeducativo, para contextualizar sus trayectorias de vida en el regreso a la libertad; una vez terminado el cumplimiento de la medida socioeducativa, principalmente en lo que atañe al acceso que ha tenido a las políticas sociales. Al indagar este universo se ha requerido de la investigación de las condiciones objetivas y subjetivas que bordean el acto infraccional, dado que el fenómeno ha sido circunscrito en la dinámica societaria capitalista. Así, hemos puesto en marcha nuestro recorrido con una explicación sobre la formación de la sociedad capitalista, del ámbito mundial a las especificidades regionales de Ribeirão Preto, lugar donde fue realizada esta investigación. Por consiguiente, tratamos de la generación de la cuestión social y de la formación de una sociedad cimentadas en el derecho y en la redefinición de las formas de políticas sociales bajo la égida neoliberal. Las especificidades de la cuestión del adolescente en conflicto con la ley han sido abordadas desde la presentación de investigaciones nacionales sobre el perfil de éste, en especial, por medio de la constatación de los índices de reincidencia en el acto infraccional y con la ausencia de ejecución de políticas integradas de atención al joven formado, a pesar de lo estipulado por ECA y por SINASE. Adentrar el universo de este público ha conllevado, por último, la elaboración de entrevistas con 02 jóvenes formados del Centro de Atención Socioeducativo y la aplicación de cuestionarios con 03 profesionales comprometidos con medidas socioeducativas. Según las informaciones obtenidas en esta fase de la investigación, fue posible observar el acto infraccional más allá de lo que propaga la mayor parte de la prensa, que desprovista de cualquier preocupación ética y compromiso científico, abarca la cuestión de forma simplista y conservadora...

Descrição

Palavras-chave

Serviço social, Educação do adolescente, Serviço social com a juventude - Ribeirão Preto (SP), Igualdade na educação - Brasil, Política social, Assistência social - Educação, Social service

Como citar

PRADO, Anihelen Cristine Gonçalves Cordeiro. O jovem egresso do sistema socioeducativo e seu acesso a políticas sociais: como prossegue a história?. 2014. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas s Sociais, 2014.