Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-10-23

Autores

Canto, Tânia Seneme do [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

With the need of rethinking contemporary educative practices using maps, the present work had as its goal to investigate how new technologies participate on mappings and geographies which emerges from mapping practices developed by young students who are attending to a graduate program for geography teachers. For that, during the research, two cartographic activities experiences were proposed trying to explore with those subjects new characteristics that rose on maps through digital technologies. Based on a new theoretical perspective which conceives map as process and practice, we understand that those interactions made by future teachers during the activities experiences were able to indicate new paths that cartography may take within classroom interfacing technologies
Tendo em vista a necessidade de repensarmos as práticas educativas realizadas com os mapas na contemporaneidade, esta pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira as novas tecnologias participam dos mapas e geografias que emergem das práticas de mapeamento desenvolvidas por jovens estudantes de um curso de formação de professores de geografia. Para tanto, foram propostas, ao longo da pesquisa, duas atividades experiências cartográficas que buscaram explorar com estes sujeitos as novas características adquiridas pelos mapas por meio das tecnologias digitais. Baseando-se em uma nova perspectiva teórica que concebe o mapa como processo e prática, entendemos que as interações estabelecidas pelos futuros professores nas atividades experiências empreendidas foram capazes de nos indicar os novos rumos que a cartografia pode tomar em sala de aula na interface com as tecnologias

Descrição

Palavras-chave

Cartography, Cartografia, Mapeamento digital, Tecnologia educacional, Cartografia - Estudo e ensino, Geografia - Estudo e ensino

Como citar

CANTO, Tânia Seneme do. Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade. 2014. 116 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.