A repercussão midiática das mensagens na camisa do corinthians nos sites esportivos Lance Net, Globo Esporte e ESPN

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Data

2014-08-18

Autores

Arroyo, Gabriel [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This dissertation analyzes the communicative possibilities of football shhirt as part of the sports media process. In the years 2011, 2012 and 2013, the football team Sport Club Corinthians Paulista, used constantly in thsi shirt messagining game with different themes, from social problems, natural disasters, logos and various NGOs among other honors. The use of the shirt as communication performed by the team transcends the barrier of aesthetic and visual, using his shirt as a carrier and distributor of information within and off the pitch, when the message is legitimized with the impact of the media, especially in sites sports: Globe sports, ESPN and Lance Net. Cultural studies of the third generation, the authours focus on the research of the intentions of the media, helped to elucidate the process of building media about media phenomenon, since the creation of the message by the marketing department of the team until the acceptance and continuation of materials in sports websites. To investigate the interests of the team in producing the messages and media pass on the phenomenon, it was necessary to collect the releases posted on the official website of the team an build bulletin analyzes the posts passed on 3 sites observed, were used for both studies newsmaking Mauro Wolf and the concepts of newsworthiness Nelson Teasing. The survey also included the technique of observation and collection, using the method of content analysis allowed to quantify and categorize the actions that allowed later perform the triangluation of data to understand the intentions of the Corinthians in the production of messages and the alleged reasons for media reflect them
A presente dissertação analisa as possibilidades comunicacionais da camisa de futebol como parte do processo midiático esportivo. Nos anos 2011, 2012 e 2013 a equipe de futebol Sport Club Corinthians Paulista utilizou constantemente em sua camisa de jogo mensagens com diferentes temáticas, como problemas sociais, catástrofes naturais, logotipos de campanhas, homenagens diversas, entre outras. O uso da camisa como forma de comunicação realizada pelo time transcende a barreira do estético e visual, na medida em que funciona como portadora e distribuidora da informação dentro e fora dos gramados, quando a mensagem é legitimada com a repercussão da mídia, em especial nos seguintes sites esportivos: Globo Esporte, ESPN e Lance Net. Os estudos culturais da terceira geração concentram autores na pesquisa das intenções da mídia, colaboraram para elucidar o processo de construção midiática acerca do fenômeno, desde a criação das mensagens pelo departamento de marketing do time até a aceitação e prolongamento das matérias nos sites esportivos. Para investigar os interesses do clube em produzir as mensagens e da mídia em repercutir o fenômeno foi necessário coletar os releases postados no site oficial do time e construir quadros de análise com as postagens repercutidas nos três sites observados. Para tanto foram utilizados a teoria da notícia, com os estudos de Newsmaking de Mauro Wolf e os conceitos de noticiabilidade de Nelson Traquina. A pesquisa também contou com a técnica de observação e coleta; o uso de método de análise de conteúdo possibilitou quantificar e categorizar as ações, que permitiu posteriormente realizar a triangularização dos dados para compreender as intenções do Corinthians na produção das mensagens e os supostos motivos da mídia em repercuti-las

Descrição

Palavras-chave

Sport Club Corinthians Paulista, Futebol, Midia (Publicidade) - Planejamento, Comunicação, Soccer

Como citar

ARROYO, Gabriel. A repercussão midiática das mensagens na camisa do corinthians nos sites esportivos Lance Net, Globo Esporte e ESPN. 2014. 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.