Publicação: Segunda tela: interatividade, conteúdo extra e socialização
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Médola, Ana Silvia Lopes Davi 

Coorientador
Pós-graduação
Televisão Digital: Informação e Conhecimento - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This work presents the implementation of digital television in Brazil, highlighting that interactivity is still unexplored by the broadcasters. In contrast, the number of second screen applications and actions increases, responding to a new practice of part of the viewers who are using mobile devices while watching television. There are possible practices that may involve the use of the second screen, based on recovery of the public ways of enjoying television that can be reconfigured by new praxis and technologies, namely: interactivity, extra content and socializing around television. The work presents cases in which second screen applications offer such elements to the public, with emphasis on two Brazilian applications, analyzed using a semiotic approach: ESPN Sync and Malhação
Resumo (português)
Apresenta-se uma retrospectiva da implementação da televisão digital no Brasil, destacando que a interatividade é um recurso pouco explorado pelas emissoras. Em contrapartida, cresce o número de ações e aplicativos de segunda tela, respondendo a uma prática nova de parte dos telespectadores que é o uso de dispositivos móveis enquanto se assiste à televisão. Indicam-se as possíveis práticas que podem envolver o uso da segunda tela, com fundamento em um resgaste de modos de fruição do público televisivo que podem ser reconfigurados por novas práxis e tecnologias, sendo eles: interatividade, conteúdo extra e socialização em torno da programação televisiva. Apresentam-se exemplos de caos em que aplicativos e ações de segunda tela oferecem tais elementos ao público, com destaque para dois aplicativos brasileiros, analisados sob perspectiva semiótica: ESPN Sync e Malhação
Descrição
Palavras-chave
Televisão digital, Interação humano-computador, Socialização, Tecnologia, Digital television
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Elissa Schpallir. Segunda tela: interatividade, conteúdo extra e socialização. 2014. 113 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Facudade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.