Expectativas de participantes, professores de educação física e assistentes sociais de um projeto social esportivo de pólo aquático

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-04-16

Autores

Pereira, Angélica Regina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Currently there are numerous social projects scattered through out the country, including the sport, for the most part, aimed at children and teens considered at social vulnerability. These projects end up having as main guiding sports, these in turn take several purposes, among them, the sport recreation/socialization and professionalization of sport, which often end up being worked disassociated from one of another, forgetting that, in the same place, these different purposes can live therefore are the subjects that give meaning to their practice. In this sense, this research sought to understand the meanings that the participants in a social sports project water polo attribute to the practice. This project happens in a provincial city of São Paulo, serving about 2.300 children and teens and has as main objectives the social inclusion and training of high-performance athlete. The research, qualitative approach was characterized by an exploratory study and used the interview as collection technique. The study included 40 children and adolescents attending the project, as well as two social workers and two physical education teachers that working on the project. The results showed that there is a convergence between participants, teachers and social workers regarding their expectations regarding the project, but we identified another bias that goes against the practice of leisure, in showing that in the same place if can find to the two purposes of the sport, even this
Atualmente são inúmeros os projetos socais espalhados por todo o território nacional, dentre eles os esportivos, em sua grande maioria, voltados para crianças e adolescentes consideradas em vulnerabilidade social. Tais projetos acabam tendo como principal eixo norteador os esportes, estes por sua vez assumem diversas finalidades, dentre elas, o esporte lazer/socialização e o esporte de profissionalização, que muitas vezes acabam sendo trabalhados de forma desassociada um do outro, se esquecendo que, no mesmo local, estas diferentes finalidades podem conviver, pois, são os sujeitos que dão sentido a sua prática. Neste sentido, esta pesquisa, buscou compreender as significações que os participantes de um projeto social esportivo de pólo aquático atribuem a tal prática. O referido projeto acontece numa cidade do interior do estado de São Paulo, atendendo cerca de 2.300 crianças e adolescentes e tem como principais objetivos a inclusão social e a formação de atleta de alto rendimento. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi caracterizada por um estudo exploratório e utilizou a entrevista como técnica de coleta. Participaram do estudo 40 crianças e adolescentes que freqüentavam o projeto, como também duas assistentes sociais e dois professores de Educação Física que trabalham no projeto. Os resultados apontaram que há uma convergência entre participantes, professores e assistentes sociais, no que concerne ás suas expectativas com relação ao projeto, mas identificamos outro viés que vai de encontro com a prática pelo lazer, nos mostrando assim que em um mesmo local se pode encontrar ás duas finalidades do esporte, mesmo esse não sendo o objetivo do projeto

Descrição

Palavras-chave

Polo aquatico, Projetos comunitarios, Responsabilidade social, Educação fisica, Esportes - Aspectos fisiologicos, Abordagem interdisciplinar do conhecimento, Esportes coletivos, Water polo

Como citar

PEREIRA, Angélica Regina. Expectativas de participantes, professores de educação física e assistentes sociais de um projeto social esportivo de pólo aquático. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.