Utilização de alambique de aço inoxidável na produção de aguardente de líquor de laranja: efeito na formação de carbamato de etila

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-12-15

Autores

Silva, Victor Augusto da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Brasil é reconhecido mundialmente como o maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo. O líquor de laranja é um dos principais subprodutos da indústria cítrica, rico em açúcares e destinado, quase que exclusivamente para a produção de ração animal, já que seu descarte certamente causaria problemas ambientais. Com o intuito de ter um melhor aproveitamento deste subproduto, foi desenvolvido um novo tipo de destilado obtido a partir da fermentação do líquor de laranja. Dado o enorme volume de líquor e considerando-se também o enorme volume de fermento de descarte da indústria cervejeira (160 milhões de litros/ano) ainda viável, está sendo objeto de estudo a utilização deste fermento na obtenção da aguardente de líquor de laranja. Nesse sentido, foram obtidas amostras de aguardente de líquor de laranja, utilizando-se de técnicas tradicionais de produção de cachaça, sendo o líquor fermentado de fermento que é descarte da indústria cervejeira. Dessa forma, foram avaliados a viabilidade da levedura de descarte da indústria cervejeira, o teor de sólidos solúveis, o teor de cobre e carbamato de etila na aguardente de líquor de laranja obtida utilizando alambique de aço inoxidável.

Descrição

Palavras-chave

Suco de laranja, Bebidas destiladas, Licores, Aguardente, Levedos, Aço inoxidavel, Orange juice

Como citar

SILVA, Victor Augusto da. Utilização de alambique de aço inoxidável na produção de aguardente de líquor de laranja: efeito na formação de carbamato de etila. 2014. 40 f. , 2014.