Avaliação da usabilidade de representações cartográficas em diferentes escalas para sistema de navegação e guia de rota em automóvel

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Data

2015-04-23

Autores

Ramos, Ana Paula Marques [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Driver safety issue related to interaction with in-vehicle Route Guidance and Navigation Systems (RGNS) refers to one of the most relevant concern at the Human-Machine Interaction area. Researches which determine efficient and effective ways to present navigation information for drivers are becoming more necessary recently. This is mainly because route guidance systems have been adopted more often by drivers due to the mobility they offer. It is known that noises in the information communication process in interfaces of route guidance systems has overloaded drivers' cognitive processing system and maximized the traffic accidents chances. Thus facilitate the navigation task development and do not cause risks to driving task have been the aim of several investigations in different parts of the world. Among efforts to solve these noises in communication information process it should be highlighted map scale selection. Map scale selection according to user's demand may favour the information comprehension quickly, and this may imply less distraction of drivers on road. However, have been noted that, to select scales for maps of RGNS, it has not been considered both the different stages involved in navigation task and the use of audio-dynamic map in heading-up orientation (egocentric view) to present information for drivers. Therefore, the following question is addressed: ''To what extent does scale interferes on usability of audio-dynamic maps, in heading-up orientation, when drivers perform the tactical task in urban areas?. The aim of this research is to evaluate usability of cartographic representations at different scales for a prototype of route guidance and navigation system. Several experiments were performed with drivers to treat this research problem including a driving simulator experiment...
A questão da segurança do motorista enquanto dirige e interage com interfaces de Sistema de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRA) é uma das temáticas de pesquisa mais relevantes na área de Interação Homem-Máquina. A necessidade de estudos que apontem formas eficientes e eficazes para apresentar a informação ao usuário é cada vez maior, sobretudo, se considerado que os motoristas estão cada dia mais dependentes deste tipo de sistema, em razão dos benefícios que oferecem em termos de mobilidade. Sabe-se que os ruídos no processo de comunicação da informação nas interfaces de SINGRA têm sobrecarregado o sistema de processamento cognitivo do motorista e maximizado as chances de acidentes no trânsito. Assim, favorecer o desenvolvimento da tarefa de navegação, sem acarretar prejuízos à tarefa de direção do automóvel, tem sido foco de investigações em diferentes partes do mundo. Dentre as tentativas empregadas para minimizar esses ruídos no processo de comunicação da informação, destaca-se a definição da escala para os mapas. Um mapa em escala apropriada à demanda do usuário pode favorecer a rápida compreensão da informação, durante a tarefa de navegação, e essa facilidade de leitura do mapa pode ser traduzida em menos distração do motorista na via. No entanto, tem-se observado que as propostas de mapas em diferentes escalas para SINGRA não tratam a definição da escala em função dos diferentes estágios que compõe a fase de manutenção em rota, tampouco adotam a configuração de mapa áudio-dinâmico, com esquema de referência egocêntrico, para exibir as instruções de navegação ao motorista...

Descrição

Palavras-chave

Cartografia, Sistema de Posicionamento Global, Mapas - Projeção, Horário de trabalho, Design centrado no usuário, Cartography

Como citar

RAMOS, Ana Paula Marques. Avaliação da usabilidade de representações cartográficas em diferentes escalas para sistema de navegação e guia de rota em automóvel. 2015. 277 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.