Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Lemes, Sebastião de Souza [UNESP]
Monteiro, Sueli Aparecida [UNESP]
Ribeiro, Ricardo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Taking for granted that the trajectory of the process of democratization of Brazilian school is in evidence and in a moment of no return, thinking about your model becomes necessary and urgent relevance. Presents some specific elements of historical course, facing circumstances and moments that established milestones in the construction of the school curriculum in Brazil and directed the mentality of the pedagogical. The thought is present democratizing steadily, but still, is so inconclusive in academic and theoretically fragile in the school routine. Along the way the great complexity of this issue begins to reveal, for some traits, their chances for overcoming an institutional model in a state of exhaustion.
Tendo por pressuposto que a trajetória do processo de democratização da escola brasileira encontra-se em evidência e em um momento sem retorno, a reflexão sobre seu modelo torna-se necessária e de inadiável pertinência. Apresenta alguns elementos pontuais de trajetória histórica, voltados para circunstâncias e momentos, que estabeleceram marcos importantes na construção do currículo escolar no Brasil e direcionaram a mentalidade do fazer pedagógico. O pensamento democratizante se faz presente de forma constante, porém, ainda hoje, encontra-se de forma inconclusa no meio acadêmico e fragilizado teoricamente no cotidiano da escola. Nessa trajetória de grande complexidade o essa questão começa revelar, por alguns traços, suas possibilidades para superação de um modelo institucional em estado de esgotamento.

Descrição

Palavras-chave

Democratic school, Curriculum, School model, Escola democrática, Currículo, Modelo de escola

Como citar

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 6, n. 3, p. 159-173, 2011.